Anúncio 1

Últimos Posts

Documentário da vez:Apollo 11(2019)

Para honrar a importância da data, usando uma série de filmagens não usadas e inéditas para o publico, está documentado todo um esforço que agora que queremos repeti-lo e supera-lo, temos noção de quão épico ele foi. Confira isso e outros detalhes na critica abaixo
A visão de antigos titãs do tamanho de grandes sonhos e realizações


Nota IMDb: 8,4 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Apollo 11
Ano de Lançamento: 2019
Diretor:  Todd Douglas Miller
Estrelas: Basicamente figuras históricas como Buzz Aldrin, Neil Armstrong, Michael Collins, Charles Duke, Lyndon B Johnson, Bruce McCandless II, Richard Nixon, Kennedy, entre outras personalidades. 
Sinopse: Produto de uma longa cadeia de pessoas e árduo trabalho, finalmente o foguete que está destinado a pousar e voltar da Lua está pronto. Confira material com inédito toda essa aventura em  um nível de detalhes jamais visto.
Crítica: dissonantbr

No momento que escrevo vejo da janela uma lua em toda sua majestade iluminando um modelo Lego da Apollo 11, o qual tive a sorte de ver em escala real lá na Nasa, no Kennedy Space Center e em uma palavra, o Saturn V ele é simplesmente fantástico. Para termos ideia do que estamos falando, ele tem 110,6 metros de altura e pesava 2.970 toneladas. Ou seja, era um prédio fino, porém alto, voando com uma carga útil absurda: 140 toneladas para órbita terrestre e 48,6 toneladas em órbita lunar. Ele é tão surperlativo que na última vez que voou, em 14 de maio de 1973, ele levou um módulo orbital, o Skylab, em uma viagem só... Só agora com o Big Falcon Heavy esse record de potência pode ser superado.

O curioso desse documentário é que ele é um prêmio para aqueles que viram todo o esforço de construção e aperfeiçoamento como no recém referenciado Moon Machines, que vocês podem ler sobre nesse post aqui, assim como pessoas que só viram fotos ou nunca realmente prestaram atenção de quão grande foi essa aventura de pousar e voltar da Lua. E complementa bem o recente O Primeiro Homem com crítica aqui.

Com um esforço absurdo de pesquisa e montagem, vemos toda a preparação, lançamento, órbita para aproveitar a força gravitacional, viagem e chegada a lua, assim como a aproximação e pouso. Tudo com imagens inéditas, explicações didáticas e um show de detalhes, alguns bem engraçados. Com um grande e extenso trabalho de recuperação do áudio e vídeo, sincronização e edição são muito bem recompensados nesse filme que merece ser visto primeiro no cinema e depois em Blu-ray 4k de tão bonito que é. Inclusive sai lá no EUA dia 30 de maio de 2019.

Infelizmente aqui no Brasil não temos previsão de projeção nos cinemas, assim como ainda é ausente nos serviços de streaming, mas com os 50 anos de aniversário do feito se aproximando, vamos torcer para que essa lacuna acabe e venha inspirar os mais novos e impressionar os mais velhos. Vale sem dúvida, tanto que é um dos poucos filmes que detêm 98% no Rotten Tomatoes. Vale a pena ficar de olho!

Aliás semana passada foram os 50 anos da missão Apollo 10 que fez os últimos testes para essa missão. Vamos tentar continuar fazendo posts sobre o espaço e a Lua que deve ser um lugar muito disputado nos próximos anos.



Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)





Nenhum comentário