Anúncio 1

Últimos Posts

No NetFlix:1983(2018 - ?) - Primeira temporada

Na idéia de "E se...", essa curiosa série mostra uma realidade paralela onde a Polônia pega outro rumo histórico depois de um atentado de grandes consequências. Mas quem foram os que cometeram isso, quais motivações e com apoio de quem? Sem spoilers, veja o que achamos dessa complexa produção na NetFlix aqui abaixo

Faltou mais músicas daquela época na série..:P


Nota imdb: 7,3 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: : 1983
Ano de Lançamento: 2018
Estrelas: Michalina Oslzanska(conhecida pelo Carga(desse ano), assim como Matilda(de 2017), aqui é Ofélia ou Effe) Maciej Musial(conhecido por uma série de filmes locais, aqui é o jovem advogado Kayetan Skowron), Andrzej Chyra(muito conhecido por "In The Name Of"(2013), aqui é o obtuso ministro Wladyslaw Lis), Robert Wieckiewicz(muito conhecido pelo mundo pelo filme Walesa(2013) aqui é o velho e cansado Anatol Janów) e outras estrelas. 
Sinopse:ANessa obra de ficção, uma série de fatos orbitam um casamento, um crime e um atentado que teria mudado a história da Polônia, valendo pela reflexão sobre o que é a democracia, o que ela vale, a função do Estado e a vida entre grandes potências européias.


Sabe aquela história que aprendemos na escola sobre alguns países que nasceram bem no meio de grandes potências e isso, por mais que eles queiram, acaba moldando a história deles? Foi bem a situação da Polônia. Um país fundamental como império na região, assim como ocupado várias vezes por diferentes povos, teve na Segunda Guerra Mundial, primeiro o massacre arquitetado pelos nazistas, depois pela ferocidade dos russos, e em ambas as situações a pergunta de porquê o Ocidente não os ajudou quando mais precisavam é um real motivo de recentimento. E essa pergunta é fundamental para entender os paralelos entre a História e o que propõem a série.

Imagine que por um atentado, em 12 de março de 1983, a Polônia venha a se separar da URSS, mas ainda tenha suas relações (tensas) com essa, tenha um trunfo geopolítico, mas... ainda esteja preso a um típico governo da Cortina de Ferro. E nessa realidade, existe uma resistência, a chamada Brigada Ligeira, que quer expor detalhes justamente desse atentado. E ligando tudo isso, um casamento, um crime, um jovem advogado e um cansado detetive. 

Primeiro alerta é de que o filme tem seu ritmo para montar um complexo xadrez de forças, assim como reflexões sobre como era a vida sob a polícia secreta, um Estado que era tudo e que as pessoas deviam fidelidade total. Também a série acerta em colocar a influência de grandes países sobre as decisões, ou pelo menos nas consequências de fatos importantes na série. E por fim, tem lá seus momentos de violência e nudez, sendo uma série que justifica a classificação de 16 anos. O esquema de organização de roteiro flashback poderia ter sido usado de outra forma, mas não atrapalha tanto assim.

Por outro lado surpreende o nível de produção de alguns momentos, assim como a performance de alguns. Ok, o próprio Kayetan tem que melhorar e ir além de caras e bocas. Mas momentos com o excelente Anatol compensam sem dúvida. Ainda que inconstante, a personagem fundamental à trama Ofelia tem uma interpretação mais positiva do que negativa. Inclusive a série tem muitos momentos de Blade Runner, com certeza, com vietnamitas e sua comida marcando presença. Dependendo do humor do espectador, isso pode ser um interessante bônus. Por outro lado há criticas bem atuais sobre o que é democracia e privacidade.

Resumindo, lá da terrinha do The Witcher, os poloneses conseguiram entregar uma série que anima seguir, com pontos surpreendentes, limitados em vários momentos por problemas de orçamento/tempo, ainda sim entregando algo que vale a pena seguir assistindo. A única dúvida é se a tesoura nervosa do NetFlix vai deixar a série seguir o fluxo planejado de temporadas. 


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário