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Fica a Dica:Economize no seu plano de assinatura de TV/Internet sabendo seus direitos

Se você viu uma promoção boa de assinatura de TV/Internet da sua operadora, mas já é cliente, descubra como migrar para essa nova condição

Sabe um raro espasmo de defesa do direito do consumidor?


Tudo começou quando entrei na minha quadra e vi uma barraquinha da Net com um desconto muito melhor do que eu era assinante. Aí fui lá e perguntei como funcionava e tal, mas disse que já era da Net, aí o moço desanimou um pouquinho e falou que nesse caso ou eu cancelava ou tentava renegociar lá no atendimento. Só que havia um detalhe que eu não sabia.

Desde de 2014, por meio da resolução 632, artigo 46, é possível exigir o mesmo tratamento de um novo assinante, desde que resolvidas eventuais condições de fidelidade. Se você, tal como eu, não tinha nenhum impedimento nesse sentido, aí é só seguir as dicas abaixo. Mas se por acaso, você tem uma condição de contrato anterior, vale a pena consultar qual é a multa e se não existe uma possibilidade de renegociar essa questão. Muitas vezes vale a pena dependendo de quanto tempo falta ou de sua capacidade de negociação.

Passado o problema de fidelidade, você precisa entrar no site da empresa que é assinante, simule o serviço que você quer e salve a proposta que resume a nova situação desejada e salve em um arquivo PDF(uma dica é muitas vezes pedir para imprimir e selecionar a opção Salvar PDF, ou simplesmente usar algum utilitário para tal). Depois disso, ligue para a sua central de relacionamento e , importante, anote o número de protocolo e manifeste que deseja mudar para a situação que os novos assinantes tem. 95% de chance do atendente falar que não vale a pena porque ou vai ser mais caro. Aí cite a resolução e o seu direito, o qual provavelmente ele vai sugerir para que você entre em contato com ou a ouvidoria ou Anatel. Agradeça e peça para verificar o número de protocolo.

Aí vamos para a ação já abrindo uma reclamação na Anatel por meio desse link aqui. Lá você vai identificar qual operadora, tipo de serviço e que o problema é promoção ou plano. Aí é informar o número de protocolo da ligação com a agência, explicar que você quer mudar de plano(dizendo o nome do serviços do pacote desejado, assim como valores), explicar a situação de relacionamento com a operadora(se se encontra ou não em fidelidade), e por fim, anexar o arquivo que mostra a proposta no site da própria operadora. Lembrando que é importante verificar se os dados informados para a Anatel para contato estão atualizados. Em algo como uns 3/4 dias, a operadora entra em contato para confirmar a mudança e pronto. Consegui melhorar aqui a internet, tirar algumas bobeiras e economizar um pouco mais a cada mês. Enquanto podemos, é bom aproveitar esse direito que é válido, porém desconhecido de muitos, como eu há pouco tempo atrás.

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