Anúncio 1

Últimos Posts

No NetFlix:The Race Underground(2017)

Se você já se perguntou como chegamos ao metrô utilizado por grandes cidades, revolucionando o transporte de massa no mundo, esse documentário é para você.



Utilizo muito o metrô de Brasília que tem lá suas peculiaridades. Contudo, os desafios da construção em Brasília se mostram bem menores se confrontamos com o primeiro metrô moderno. E a chave de tudo isso é justamente algo que era uma novidade quando o desafio apareceu no final do século XIX: a eletricidade.

Tudo começa com uma tempestade como muito não se tinha visto no ano de 1888 em Boston, a cidade americana que vinha em uma grande expansão pós Guerra Civil, principalmente com a participação de imigrantes(irônico ser o mesmo país que separa pais e filhos dos que tentam uma vida melhor).  Com grande volume de neve inviabilizando o uso de charretes e o transito difícil até de cavalos, o frio e a paralisia não só gerou 400 mortos, assim como um forte sentimento de impotência. Outro problema recorrente era o congestionamento de veículos no centro da cidade e os inevitáveis acidentes.

Não muito tempo depois, Frank Sprague ficou fascinado com o que viu em Londres, especialmente com o metrô de lá que não era bem o que estamos acostumados: na verdade, em Londres, no final do século XIX, o que se via era uma locomotiva subterrânea, com o evidente problema de fumaça dentro de um túnel. Só que Sprague teve a grande sacada de juntar o que sabia dessa nova tecnologia chamada eletricidade com a locomotiva e vagões.


Só que as coisas não eram nada triviais. Ainda que já se sabia da possibilidade de fazer uma rede longa embaixo da cidade como foi demonstrada pela capital inglesa, desenvolver um motor elétrico era tudo menos fácil. O desempenho era baixo, a alimentação do mesmo era totalmente experimental. E naturalmente, os custos, que hoje já são considerados altos, eram muito além do interesse privado, a forma mais comum de execução pública, já que era bem comum algo parecido a concessão de uso por empresas. 

O documentário mostra todo o drama e vitórias de Sprague, assim como as dificuldades que estamos acostumados a enfrentar como o custo para o usuário e o contribuinte. Curiosamente, o filme, curto(55 minutos praticamente) que se encontra no NetFlix, e tem a nota no IMdB de 7,0 é um resumo do livro The Race Underground:Boston,New York, and the Incredible Rivalry That Built America's First Subway, o qual, como o leitor deve ter percebido, tem também a importante contribuição de Nova York, rivalidade que não foi desenvolvida no filme por focar primeiro no pioneirismo de Boston. Para comparação, Boston inaugurou em 1 de setembro de 1897 e NY só entrou em funcionamento 27 de Outubro de 1904. 

Resumindo, vale como excelente curiosidade, muito bem documentado com imagens e raras filmagens, das dificuldades e impacto no transporte de massas que viabilizou cidades como São Paulo, ou mesmo Águas Claras. Merece ser visto sem dúvida.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)


Nenhum comentário