Anúncio 1

Últimos Posts

Fica a Dica: Prepare-se para o fim do PS Vita

Apesar do fracasso comercial, este console conquistou fãs hardcore e ainda se mostra uma oportunidade interessante
                                 
Sempre fui fascinado pela chance de poder jogar em portáteis, mas o fato de ser um gamer mais hardcore acabou me afastando das ofertas da Nintendo, pelo menos até o Switch (que parece ter um proposta menos casual). Quando a Sony revelou seu primeiro portátil, o PSP, fiquei encantado e peguei logo a primeira versão. Depois de anos com jogos memoráveis como Gran Turismo, Metal Gear Solid: Portable Ops e dois God of War, isso sem falar da rica cena de homebrews, a Sony anunciou o seu sucessor: o PS Vita. Comprei o meu logo no lançamento em 2012 aproveitando uma viagem aos States e me apaixonei pelo seu design, poder gráfico e principalmente pela belíssima tela de OLED. Pois bem, parece que está chegando a hora de nos despedirmos desse portátil e, pelo visto, a Sony não pretende investir mais neste nicho de mercado.

Ainda que algumas de suas inovações (como sensores de inclinação e painel touch na traseira) não tenham sido amplamente utilizadas, o Vita cumpriu muitas de suas promessas, principalmente nos primeiros anos. A principal delas foi permitir jogatina em alto nível de maneira portátil. Com um hardware quase equivalente ao PS3, alguns jogos como Uncharted e Killzone conseguiram entregar experiências bem próximas dos consoles convencionais. Quando os títulos AAA minguaram, foram os jogos 'indie' que mantiveram a chama do PS Vita acesa e tivemos vários títulos que se encaixaram perfeitamente na proposta do console. O fato da Sony ter colocado o Vita na lista de consoles que recebem jogos grátis da PS Plus também ajudou a dar uma sobrevida ao portátil. Vários fatores podem ser listados como causas de seu fracasso comercial no ocidente (no Japão ele até se saiu bem), desde a concorrência avassaladora da Nintendo e sua dominância com os mais jovens até sua mídia física cara e o fato de seu potencial como "add-on" do PS4 não ter sido explorado de maneira efetiva.

O fato é que chegou a hora de começar a despedida. Conforme pode ser visto aqui, depois de anunciar que o Vita saíra da lista de consoles com jogos grátis da PS Plus a partir de 9 de março de 2019, a Sony também agendou o fim da produção de jogos físicos (o famigerado cartão proprietário e caro) para 31 de março de 2019. A companhia também disse que o suporte ao console será encerrado e ele passará a ser considerado como "legado". Este fim já era mais do que esperado e, ao meu ver, ainda até demorou bastante.

Considerando se tratar de um hardware muito bom, talvez esta seja a hora de você comprar um para aproveitar tanto sua biblioteca já existente como seu potencial futuro. A cena homebrew do Vita já está bem desenvolvida e os mais corajosos que ainda não atualizaram para uma versão superior à 3.6.0 podem instalar o HENkaku para poder rodar emuladores e outros softwares. Apesar de existir uma versão mais atual do Vita que permite recarga em USB, ela possui tela LCD e eu recomendo pegar a primeira versão simplesmente por conta da fantástica tela de OLED que dá outra vida aos jogos do portátil.

Até hoje meu Vita é um excelente companheiro de filas e viagens e tenho certeza que ainda continuarei jogando ele por um bom tempo. Para fechar este post prestando uma merecida homenagem a este portátil fantástico, deixarei minha lista com os cinco jogos favoritos que experimentei nesse anos de muita diversão em consultórios médicos:

1) Fifa Soccer

Este é sem dúvidas o título que mais joguei e ainda jogo, tanto que o cartão dele nem sai do console. Isso se deve não só aos ótimos gráficos mas também ao excelente modo de campanha que permite você criar um jogador e desenvolver suas habilidades e carreira durante as temporadas. Algumas versões diferentes foram lançadas, mas a única coisa que mudou foram os elencos.

2) Dragon's Crown

A desenvolvedora Vanillaware nos presenteou com o que na minha opinião é o jogo mais bonito de PS Vita, principalmente na tela OLED. Seu gráfico 2D com estilo de desenho e anime é de encher os olhos e tirar o fôlego, ainda que exista um certo sexismo nos traços. Outro ponto forte é o excelente sistema de batalha e de desenvolvimento dos personagens que irá agradar os fãs de RPG medieval e que sentem muita saudade dos antigos jogos da série Dungeons & Dragons de arcade.

3) Uncharted: Golden Abyss

A promessa de entregar uma experiência Uncharted portátil foi cumprida à risca e com poucas perdas. Com uma história inédita e interessante, este jogo é obrigatório para os fãs da série e, para quem ainda não jogou, uma oportunidade de matar a saudade de Drake após sua aposentadoria em Uncharted 4.

4) Killzone Mercenary

Aqui temos mais um vez uma experiência bem próxima à dos consoles tradicionais em um jogo que usou toda a capacidade do hardware do Vita e esquentou a mão de muita gente por aí. Com um sistema novo de recompensas na campanha e possibilidade de upgrades, este jogo é um FPS que não perde em nada para os grandes do gênero.

5) Muramasa Rebirth

Da mesma produtora de Dragon's Crown, este jogo pegou a fórmula e a transportou para o Japão feudal com um toque de magia. Simplesmente imperdível para os fãs do estilo gráfico de anime e amantes da cultura oriental.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário