Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez: Batman Ninja (2018)

Batman no Japão feudal com animação japonesa? Confira o resultado na nossa análise!
                                                                                                                                                                   
Nota IMDb: 5,9 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Batman Ninja
Ano de Lançamento: 2018
Diretor:  Junpei Mizusaki
Estrelas:  Kôichi Yamadera, Wataru Takagi, Ai Kakuma 
Sinopse: Depois de fazer uma viagem no tempo, Batman acaba parando no Japão medieval. Lá, ele se depara com o Coringa e todos os seus vilões clássicos.

Assim que fiquei sabendo deste projeto para dar um "toque oriental" ao mito do Cavaleiro das Trevas, fiquei bastante interessado, não só por ser fã de animes japoneses sobre samurais, mas também pela oportunidade de ver o Batman sob uma lente nova. Os primeiros trailers só aumentaram minha expectativa com uma animação de cair o queixo e promessa de batalhas épicas. Infelizmente, nem todas as boas ideias e a maravilhosa animação conseguem elevar este filme ao patamar de clássico dentro do cânon do personagem.

A história é bem simples e mostra Batman tentando impedir Gorila Grodd de terminar um experimento no Asilo Arkham que acaba transportando todos os vilões (e também os aliados) dele para o Japão feudal. Se a premissa já parece um pouco absurda e convenientemente otimista, o resto do roteiro não ajuda. Nenhum dos personagens foge da sua motivação unidimensional e não existe profundidade alguma, mesmo se compararmos com vários dos outros filmes de animação do Cavaleiro das Trevas. Além disso, a abordagem mais fantasiosa e menos embasada da trama não combina muito com o estilo do Batman e parece mais uma desculpa para poder entulhar no filme toda e qualquer referência à cultura oriental (até tokusatsu entrou no mexido). Isso sem falar do título enganoso, uma vez que em apenas uma pequena parte do filme temos verdadeiramente um "Batman Ninja" e no resto ele está mais para "Batman Samurai".

Apesar de tudo isso, é preciso destacar o primoroso trabalho de animação. Feita em uma tecnologia 3D com estilo "cell-shading" já conhecida dos gamers, o filme enche os olhos e faz um excelente trabalho em adaptar o visual de Batman e seus vilões e companheiros para a cultura oriental. Se você algum dia sonhou em ver Batman no Japão usando espada, pode riscar este item da sua lista, porque este filme entrega a versão oriental definitiva do Cavaleiro das Trevas. E toda essa beleza é muito bem utilizada em batalhas épicas e emocionantes, mesmo que sob o custo de vermos alguns personagens fugindo de suas características habituais. O conflito entre Batman e o Coringa continua como tema central, ainda que aqui tenhamos uma confrontação muito mais física do que o normal. De qualquer forma, é uma oportunidade única para ver o Coringa como um Shogun ensandecido.

Sendo assim, se você é um defensor da ideia de que "beleza não põe mesa", certamente ficará decepcionado com o história e a falta de profundidade dela. É uma pena, pois esta foi uma oportunidade única e com um roteiro melhor sem dúvidas teríamos um clássico dentro das inúmeras aparições animadas do Batman. Mas se você for fã de animes e cultura japonesa, não deixe de ver este filme para saber como o universo do Cavaleiro das Trevas seria sob a óptica oriental, ainda que seja preciso relevar muita coisa e focar no elemento visual.



Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário