Anúncio 1

Últimos Posts

Fica a Dica:como terminar o álbum da copa de 2018 e outras dicas

Nessa que já é a reta final da pré-copa do mundo, vamos revisar algumas dicas para melhor organizar e o que fazer para finalizar seu álbum, diversão de alguns, karma para outros.


Toda copa eu confesso que prometo que a próxima copa vou fazer apenas um álbum. Por enquanto as últimas duas acabei violando isso sistematicamente. Por isso vou revisar o que eu descobri nesse processo que pode ser um karma para alguns, para outros oportunidade de voltar à infância.

A primeira dica é que de fato as douradas estão mais raras do que na copa passada. Não só mais raras, mas por tabela mais caras também. Ainda que a Panini negue que ocorra algum tipo de controle artificial no número de raras, grandes compradores como bancas que vendem figurinhas de forma avulsa atestam que o número é muito inferior às figurinhas comuns. Reflexo disso é justamente o que ocorre nos pontos de troca: douradas muito raramente são trocadas por figuras comuns, existindo situações onde as de faixa 00 até 07, e 672-681 tem um preço especial. E claro, há a lenda de que a figura do Pelé é mais rara do que as outras. Mais raras, mais pacotes até chegar nelas, sem ter uma boa sorte.

Fato é que não misture as suas repetidas douradas com as normais, a não ser que você não concorde com essa divisão. Outra dica é sempre que possível comprar de fontes diferentes. Uma banca um dia, outra em outro dia. Os kits vendidos nos supermercados também são opções válidas.

E infelizmente, sem gastar muito mais do que o que desejaria, ficou obrigatória a troca de figurinhas nos pontos de troca. Além de fazer parte da brincadeira, segundo muitos, não raro você vai estar realizando a possibilidade de conclusão do coleguinha, como tendo a chance de encontrar aquela figurinha desgramada que não vinha no pacotinho nem com reza brava.

E já que estamos falando de trocas, ficam aqui quatro dicas importantes. A primeira é manter sempre uma relação clara de quantas, quais e que tipo(douradas ou normais) faltam em seu álbum. Não leve o mesmo não só para preservar o mesmo, assim como por questão de segurança. A segunda é usar uma caixinha para preservar a figurinha. "Liguinhas" e a mão suada não ajudam na conservação da mesma e tornam ela bem mais feia, mesmo que colando depois no álbum. Uma caixinha que eu uso muito é das balinhas importadas Altoids que além de preservar mantem um cheirinho de hortelã nas mesmas. É naturalmente um item a mais a ser colecionado para muitos,  o kit que vem com a caixinha comporta poucas delas, algo como no máximo 20. Se o seu problema é maior, como o meu, você vai precisar de um "barco" bem maior...;)  A terceira dica é sempre manter ordenadas as figurinhas a trocar. Facilita e muito a procura. Para os não familiarizados aos algoritmos de ordenação, uma forma fácil de ordenar é primeiro separar por centena, depois dezenas e por fim unidades, nas seis centenas. Parece trabalhoso, mas até que é um processo rápido. Ah, e uma dica bônus: depois de manipular essas figurinhas, sempre higienize as mãos, principalmente em tempos de H1N1, certo?

Além de guardar figurinhas, você também pode usar como case para um Raspberry W ou algo parecido!

Porém vamos imaginar que faltam poucas figurinhas, digamos 39 ou 45 e comprar novas não tem ajudado. Aí temos duas situações clássicas: vamos supor que dessas pouquíssimas são douradas. Aí vale a pena procurar alguém que venda(bancas ou lugares que as pessoas se reúnam para trocas e vendas) ou aceite trocar por outra dourada, dependendo da sua pressa. E claro, para trocar você tem que ter alguma dourada, o que leva a conclusão de que a compra de um número necessário seja útil para conseguir as benditas figurinhas faltantes. Ou se você anda sem tempo ou sem paciência, é uma opção pedir na Panini as que estão faltando, com um porém. Elas costumam demorar algo como até um mês ou um pouco mais do que isso. Se a paciência é uma das suas virtudes, vale a pena já que hoje em dia 40 figurinhas mais envio saí para Brasília algo como 25 e pouco. As figurinhas do começo e fim do álbum costumam ser vendidas cada por 5 reais. As de brasões dos times, 3 reais. Aliás, fugindo dos clássicos pontos de vendas como a 106 Norte, na 202 Norte há oferta de avulsas, inclusive douradas.

Ou se você acredita que vai dar sorte, há bancas que dão descontos de 10% no dinheiro(aqui em Bsb, uma delas é na 704/705 norte, Santa Cruz e também vende e compra figurinhas avulsas) assim como promoções como essa aqui do álbum capa dura mais 500 figurinhas por 199,00 na saraiva nesse link.

Agora, se tudo der errado, você realmente quer por algum motivo qualquer o álbum inteiro com as figurinhas para colar, só que acredita que não vai dar tempo, independente do que pensa a maioria, você também pode comprar o mesmo no Mercado Livre e outros sites, o que pode ser financeiramente inteligente dados os custos do pessoal.

Por fim, vale lembrar que mesmo que o mesmo esteja completo, ainda falta a listagem com as correções de convocação, o que deve ocorrer bem perto da copa. Há pessoas que deixam no final do álbum, outras colam as figurinhas em cima dos que não foram para a copa. Recomendaria deixar no final do mesmo.

Independente de tudo isso,  realmente uma relação quase masoquista/saudosista de comemorar cada figurinha e completar o mesmo é algo pessoal e realmente gratificante. Só evite ficar pobre e com sérios problemas cervicais no processo.


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário