Anúncio 1

Últimos Posts

Jogo da vez: Arktika.1 (PC - Oculus Rift)

Um excelente FPS em realidade virtual que não perde em nada para as grandes produções do gênero
                                                                                                                                                                                                       
- Plataforma: PC (com Oculus Rift)
Metascore: 7.4 (User Score: 8.5) - Até o dia da postagem


Depois de conhecer o gênero de FPS em realidade virtual eu devo confessar que fiquei um tanto quanto viciado e acabei comprando outros jogos para não dar abstinência. Aproveitando a promoção de inverno da Oculus Store, o próximo da lista foi o excelente Arktika.1. Este jogo foi desenvolvido especificamente para o Oculus Rift e conta com gráficos de primeira, campanha longa e jogabilidade caprichada.

Na história temos um mundo pós-apocalíptico em uma "era do gelo" onde um vírus transformou grande parte da humanidade em monstros e os sobreviventes se refugiaram na colônia "Arktika.1". Como novo recruta, seu trabalho, auxiliado por uma android que cuida da segurança local, é procurar e exterminar um grupo de rebeldes e terroristas que ameaçam o bem estar da colônia. A ação é dividida em missões com cenários variados e com recompensas que permitirão comprar novas armas, equipamentos ou upgrades. O ponto forte e que talvez seja o grande diferencial deste jogo é o fato de sua campanha ser longa, o que finalmente tira o gosto de "experiência" comum em jogos de realidade virtual.

A jogabilidade é bem tradicional e você usa os "Touch Controllers" para mirar, atirar e também interagir com elementos do cenário para resolver puzzles. Uma questão que pode deixar muita gente desapontada é a falta de liberdade na movimentação, que é feita com "tele-transporte" para pontos fixos do cenário. Para mim, que já percebi que tenho "motion sickness" com movimentação livre em realidade virtual, é a forma ideal de jogar, mesmo que limite a imersão. E o jogo faz um bom trabalho em dar opções de locais nos momentos de combate. Contudo, essa facilidade aliada com a dificuldade do jogo (bem tranquila) acaba tirando um pouco do desafio e confesso que não morri nenhuma vez na campanha.

Outro destaque são sem dúvidas os gráficos de primeira do jogo e a física caprichada. Usando ferramentas da NVidia como PhysX, o estúdio conseguiu criar um ambiente rico e realista que é o mais bonito que já vi em realidade virtual. Durante vários momentos eu parei para observar os cenários e interagir com objetos que mostram o imenso trabalho e apego a detalhes. Os efeitos sonoros e músicas também são de primeira e ajudam bastante na imersão.

Sem dúvidas vejo este jogo como a melhor opção para fãs de FPS aproveitarem todo o potencial da tecnologia de realidade virtual. Com produção caprichada que não perde em nada para os jogos AAA do mercado e uma campanha longa e satisfatória, com certeza vale cada centavo investido.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário