Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez:O Destino de Uma Nação(2017)

Será que já vimos tudo que se possa destacar do momento mais dramático desse que foi eleito o britânico mais importante da Inglaterra?

"Como assim é brócolis frita?"

Nota IMDb: 7,3 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: The Darkest Hour
Ano de Lançamento: 2017
Diretor: Joe Wright(diretor responsável por adaptações de Orgulho & Preconceito, Desejo e Reparação, Hanna, Anna Karenina e a mini-série Charles II:The Power & the Passion).
Estrelas:   Gary Oldman, Lily James, Kristin Scott Thomas, Ben Mendelsohn, Ronald Pickup entre outras estrelas.
Sinopse: Em um dos momentos mais dramáticos da História Britânica, os nazistas avançavam pela Europa e o Reino precisava de um novo Primeiro Ministro. Em uma situação pronta para que tudo dê errado, Churchill assume a responsabilidade de definir o destino de uma nação.



Confesso que fiquei com uma impressão bem forte de que já tinha visto esse filme e de fato é bem possível confundi-lo com o também lançado em 2017 Churchill que tem a crítica aqui. Só que os filmes são muito diferentes em vários aspectos. Nesse, ainda que especule menos sobre os sentimentos e dúvidas, claramente tem um orçamento muito maior e uma excepcional performance de Gary Oldman que lhe rendeu já várias recomendações de prêmios(de melhor filme e melhor performance).
(momento curiosidade: vocês sabiam que ele já foi casado 5 vezes e uma das ex-esposas foi Uma Trurman?). E ainda sobre Gary, muitos vão argumentar com razão de que ele de fato não está parecido com o personagem da vida real, mas isso acaba virando um mérito pelo desempenho na tela.

Ainda que os dois filmes sobre Churchill foquem principalmente no dramático momento de ameaça de perda de todo o seu Exército e iminente invasão por parte dos nazistas, há escolhas bem diferentes de representar o que foi feito, qual eram os perigos e a justificativa do que foi decidido. Vale lembrar que no início da Segunda Guerra Mundial o mundo estava ainda traumatizado com as perdas em vidas humanas, principalmente jovens, e grandes impérios já começavam a dar sinais de fadiga. E como pouco demonstrado em ambos, o gordinho Bulldog era de longe a primeira alternativa como nome em um momento de crise por grandes erros e a fama politica de vira-casaca.

Mas definitivamente o filme acerta em mostrar que uma grande virtude de Winston era o poder de retórica(e que o parlamento inglês fervilhava sob a intensidade dos eventos na Europa), mesmo com grande dúvida, a pressão pela paz e a responsabilidade pelo destino de ter tantas vidas humanas.

Estão lá a bizarra(e quem sabe real) relação com sua esposa, a forma como foi indicado Primeiro Ministro, a famosa foto com o V de vitória(e há uma motivação adicional para os ingleses como pode ser contado por Cornwell e os arqueiros ingleses), a relação com o Rei, o estranho plano em caso de invasão da Inglaterra, a ajuda americana e o presente em reassistir o filme A Nação do Medo(1994 - imdb) ou a série The Man In The High Castle.

Por curiosidade, ainda que a cena do metro não tenha ocorrido na vida real, realmente Churchill sumia do nada, para desespero da sua segurança(imagine se ele fosse assassinado nessa fase, por exemplo), para consultar a opinião das massas, aparecendo e desaparecendo em Londres.

Por fim, vale ver o Nerdologia sobre Winston Churchill abaixo.


E sobre um capitulo sinistro sobre ele e um influenciador com grandes consequências para a Índia nesse excelente capitulo de Revisionist History no capitulo abaixo:





Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário