Anúncio 1

Últimos Posts

Documentário da vez: The 24 Hour War (2016)

Uma guerra travada em Le Mans numa história recheada de drama e emoção que acabou gerando uma lenda das pistas
                                                         
Nota imdb: 7,3 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: The 24 Hour War
Ano de Lançamento: 2016
Diretor: Nate Adams, Adam Carolla
Sinopse: No início da década de 1960, Henry Ford II e Enzo Ferrari travaram uma guerra no campo de batalha de Le Mans. Esta batalha épica viu motoristas perderem suas vidas, as dinastias familiares quase entraram em colapso e o desenvolvimento de um novo carro de corrida que mudou o esporte.

Todo fã de automobilismo já deve ter ouvido falar das 24 horas de Le Mans e do significado que essa prova épica tem para o esporte. Houve uma época em que ela era a prova mais importante do automobilismo e considerada como teste para definição dos melhores carros e marcas. Este documentário mostra a história de quando a gigante americana Ford resolveu desafiar a hegemonia da Ferrari nesta prova, o que acabou gerando uma das disputas mais acirradas já vistas nas pistas.

Antes da década de 60, os fabricantes de carros americanos não eram conhecidos no mundo do automobilismo, que até então era dominado pelos europeus, principalmente pelos carros da Ferrari. Quando seu pai faleceu, Henry Ford II decidiu mudar isso e escolheu como alvo a prova mais importante e famosa da época: as 24 horas de Le Mans. Uma prova de resistência para carros e pilotos com 24 horas de duração que era não só exigente como também perigosa.

O documentário conta na forma de entrevistas e arquivos da época uma breve história da Ford e da Ferrari e do que os levou até essa disputa em Le Mans. Ficamos sabendo tanto dos aspectos comerciais como também dos dramas familiares envolvidos e que chegam a ser surpreendentes. Por exemplo, pouca gente sabe, mas a Ferrari quase fechou as portas depois que vários engenheiros se rebelaram contra a presença e influência da esposa de Enzo Ferrari e foram todos demitidos pelo chefão excêntrico. Também aprendemos que na verdade o grande objetivo de Enzo eram as provas de corrida e que ele só começou a vender carros comercialmente para financiar seu sonho. Isso sem falar de que, antes da disputa em Le Mans, A Ford quase comprou a Ferrari mas Enzo relutou em vender para americanos e acabou fechando o negócio com a Fiat.

Já em termos da disputa em Le Mans, impressiona o quanto o automobilismo de antigamente era um esporte arriscado onde as mortes eram acontecimentos rotineiros. O documentário também mostra o enorme investimento e dedicação da equipe da Ford para criar um carro competitivo e que acabou gerando um dos automóveis mais lendários das pistas: o Ford GT40, que inclusive ganhou uma versão modernizada recentemente que foi o "garoto propaganda" do Forza Motorsport 6.

Enfim, não faltam ingredientes para os amantes da velocidade se deleitarem e conhecerem mais detalhes de uma das mais famosas disputas do automobilismo clássico. De quebra você ainda aprende sobre a história dessas duas montadoras em sua busca por hegemonia nas pistas. Confira o trailer a seguir:



Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário