Anúncio 1

Últimos Posts

Documentário da vez:The Happy Film(2016)

Um famoso e bem sucedido designer internacional é infeliz. E decide além de buscar a felicidade com três métodos, resolve documentar tudo. Confira o que isso resultou no review abaixo

Sabe como aquelas obras de arte vão parar em algum CCBB da vida? Descubra como e outras coisas mais
                                                                                                             
Nota IMDb: 7,5 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: The Happy Film
Ano de Lançamento: 2016
Diretor: Hilman Curtis(que além de diretor era de uma banda de rock, The Green Things) e Ben Nabors
Estrelas:  Jonathan Haidt(o protagonista e experimentador), Ben Nabors, Hilman Curtis e outras pessoas.
Sinopse: Apesar de ser muito bem sucedido e famoso, Haidt tem um problema bem sério: ele está bem infeliz. E como bom designer, racional e métodico, ele decide documentar sua aventura em busca da felicidade. E o aí o filme surpreende e vai além do preconceito inicial.

Confesso que talvez pelo clima de fim de ano eu fui atrás desse filme para aprender algo. Por indicação do podcast BrainCast 9, vi filme sem saber praticamente nada. O trailer que vamos deixar aqui em abaixo também não me animou tanto assim. E logo de cara aviso: é uma Ego Trip muito grande. Acho que quase tão grande como assistir aquelas séries de gente muito rica no Canal Off. Mas por que vê-lo?

Provavelmente há duas hipótesis iniciais curiosas no filme: a) ou o protagonista é realmente um egocentrista enorme(depois é possível entender melhor sua história familiar que gera parte dos problemas) ou b) ele apresentou um personagem para essa biografia que foi devidamente planejada ao longo desse projeto que levou 6 longos anos.

Independente de qual for a hipótesis correta, o gigantesco ego permite uma franqueza que acaba sendo bem útil para alguns questionamentos bem interessantes e pivotais sobre a busca da felicidade. E como bom designer que quer encontrar soluções práticas e funcionais, ele decidiu depois de uma pesquisa experimentar três linhas de tentativas. Primeiro ele tentar meditação. Depois tentar terapia. E por fim uso de drogas anti-depressivas. Só que as coisas naturalmente não dão exatamente como ele previu em um projeto de tanto tempo. Nem pelo lado financeiro já que ele aproveitou o processo dando palestras e exposições sobre o que ele criava. E o filme realmente fica interessante além da lindas imagens e curiosos efeitos.

Saindo sempre do ponto de partida do que ele sente(isso irrita um pouco, mas de novo, se mostra bem útil como objeto de reflexão), as diferentes experiências levam a reflexões bem curiosas e que vão além de "dê filhos e contas de verdade para ele pagar". A reflexão do porquê de ele ter dificuldade de manter um relacionamento ao 49 anos é bem divertida e pode ser útil para alguém que você deve conhecer :))

E claro, como designer, esse documentário tem o seu próprio site. Há três formas para nós brasileiros vermos esse filme que são na loja do iTunes, Google Play e Amazon. O aluguel no momento desse post custa praticamente 3 dólares, mas surpreendentemente vale mesmo não sendo você designer, publicitário ou psicologo. Um curioso já pode se beneficiar bem dessa estranha experiência que deve ter começado como uma proposta de criação de obras artísticas e acabou virando algo além de uma enorme auto-homenagem ou um produto. Sorte nossa.

OS: Austríacos são muito, mas muito estranhos! :)

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário