Anúncio 1

Últimos Posts

No NetFlix:Saving Banksy(2017)

O que é Arte, pixação/vandalismo ou simples fonte de lucro fácil? Vejam nesse curioso documentário as dificuldades em salvar um Graffiti de Banksy e o que tudo isso tem haver com o Brasil, inclusive São Paulo

E ironicamente você encontra camisas com estampas copiadas...Crime?


Esse curioso documentário tem muitas reflexões interessantes não só sobre se Graffitti é ou não arte, sobre a percepção de duração de tempo de vida da obra(o próprio Banksy fez várias obras brincando com o esse fato), alcance, rivalidade com outros grafiteiros, os riscos e a pergunta: por que fazê-lo?

No plot central, vemos as dificuldades de um colecionador de obras de artes que decide evitar que uma obra do polêmico artista Banksy seja destruída. Reparem que ao contrário de muitas outras obras que foram simplesmente extraídas e negociadas sem nenhuma compensação financeira a nenhuma das partes(proprietário, artista ou cidade), o colecionador queria devolver ao público a obra com a garantia de preservação.

Com relação direta com outro documentário (esse que ainda se encontra de forma "alternativa" no YouTube) chamado Exit Through the Gift Shop, excelente obra que reflete também sobre o que é moda, arte, lucro, ego e missão, ele também repassa algumas obras desse artista que permanece sob mistério ainda que haja palpites sobre sua identidade.

O filme é interessante contra ponto sobre a cópia do comportamento de combate a todo tipo de "pixação", até os classificados como grafites e com notório reconhecimento artístico. Parte da pressa do colecionador era também por uma lei em São Francisco de que toda a pixação tem que ser apagada ou pelo proprietário ou pela prefeitura por meio de uma taxa e multa. E todo o mês que a obra permanecer, mais multa. Ou seja, Doria simplesmente copiou outras cidades.

Vale conhecer também o que ocorreu quando Banksy foi a Nova York. Isso foi contado no canal dele  no YouTube . Um passeio no mínimo cultural.




Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)
 

Nenhum comentário