Anúncio 1

Últimos Posts

Primeiras impressões: Oculus Rift

Chegou a vez de falar do hardware que começou a onda de realidade virtual. Será que ele cumpre o que promete?
                                                                                                                                                                    Há quase dois meses atrás eu escrevi um post para falar da minha experiência de teste com o Playstation VR (se quiser ler clique aqui). A minha primeira impressão foi muito boa, apesar da baixa resolução e de algumas questões menores. Agora chegou a vez de falar de outro produto de realidade virtual que foi o pioneiro do nicho: o Oculus Rift. Depois de conseguir comprar a primeira versão de consumidor (CV1) e de testar alguns jogos e várias demonstrações, vou tentar deixar aqui a minha opinião inicial sobre esse dispositivo.

O primeiro contato com o Oculus foi tranquilo e fiquei surpreso com a qualidade e simplicidade do hardware. Leve e compacto, os óculos possuem um sistema de ajuste bem simples e, além de confortáveis, não pesam muito. Gostei bastante dos fones que vêm acoplados aos óculos e eles foram suficientes, pelo menos pra mim, para proporcionar a qualidade e a imersão que esperava. A resolução maior em relação ao Playstation VR também ajudou a melhorar bastante a qualidade gráfica da experiência (considerando que você possui hardware suficiente no seu PC). Ainda é possível perceber os pixels, mas a qualidade geral da imagem e a fluidez (90 FPS) ajudam demais na imersão. Os fios, que ainda são o "Calcanhar de Aquiles" da tecnologia, não me atrapalharam muito e possuem um tamanho bom para dar flexibilidade. O ponto negativo vai para a região do nariz, que pelo menos no meu caso não se encaixou perfeitamente e deixou um pouco da luz externa entrar. Além disso, dois colegas meus que experimentaram precisaram remover os óculos para poder colocar o visor. No início o uso prolongado causou certo desconforto na minha testa, mas foi algo corrigido com um ajuste melhor na cabeça.

A instalação no PC é bem simples e relativamente rápida. Um tutorial interativo o ajuda a fazer os ajustes necessários e botar os óculos para funcionar. Depois, você é apresentado para a sua "Home" que será o hub central a partir do qual poderá acessar os jogos e aplicativos do Oculus. Também existem outros jogos que não estão na loja oficial mas aceitam o Oculus, como 'Dirt Rally' e 'Project Cars', bastando iniciar o jogo por fora da home para poder usar o Oculus. A oferta de jogos é boa, mas apesar de já ter passado mais de um ano do lançamento para consumidores, fica claro que faltam jogos AAA. No entanto, existem muitas demonstrações e experiências grátis que irão te ajudar a se familiarizar com o hardware e com o mundo da realidade virtual. Isso sem falar da possibilidade de assistir a videos já disponíveis no YouTube.

Falando em termos de jogos, vou começar pelos simuladores de corrida. O primeiro foi 'Dirt Rally', jogo da Codemasters que adicionou suporte ao Oculus recentemente. A sensação de jogar com auxílio da realidade virtual é fantástica, principalmente pelo efeito 3d estereoscópico que te coloca dentro do cockpit. O fato de já possuir um volante ajudou bastante na imersão e inclusive melhorou consideravelmente o meu desempenho neste jogo que é um dos mais difíceis lançados recentemente. Em 'Project Cars' o resultado foi igualmente positivo e a experiência muito agradável. Pelo que senti e pelo que já li na internet em vários depoimentos, realmente este é a melhor maneira de se jogar simulações de carro e todo fã desse gênero deveria ter esta experiência.

Passando para um jogo mais específico do mundo VR, experimentei o belíssimo Adr1ft, um simulador espacial que faz você se sentir no filme 'Gravidade' ao controlar um astronauta que precisa se salvar após um misterioso acidente na estação espacial. Aqui temos muito mais sensação claustrofóbica e, para os mais sensíveis, após algum tempo é possível que se sinta um pouco de enjoo. É a tão falada "VR Sickness" que é causada quando o seu cérebro pensa que você está se movimentando mas seu corpo está na verdade parado. Ainda assim, o jogo é fantástico e a sensação de flutuar no espaço é algo que só poderia ser proporcionado com tanto realismo pela realidade virtual.

Em geral, minha primeira impressão foi muito positiva, ainda que não tenha experimentado os "Touch Controllers" que adicionam um nível maior ainda de imersão ao permitir que você simule movimentos com as mãos. O preço ainda elevado do Oculus e o fato dele não ser vendido oficialmente no Brasil fazem com que ele não seja uma recomendação fácil. Mas, se você for um pc gamer ávido por entrar no mundo VR e tiver a chance de comprar um por um preço razoável, não pense duas vezes. 

Para finalizar, vale lembrar que a realidade virtual é aquele tipo de coisa que você precisa experimentar para saber do que se trata. Nenhum vídeo ou texto será capaz de passar a sensação inigualável de estar habitando um ambiente virtual. Se você é um gamer e ainda não sabe do que estou falando, corrija este erro o quanto antes.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário