Anúncio 1

Últimos Posts

No NetFlix:Silicon Cowboys(2016)

Crianças, hoje vamos aprender um pouco sobre o que aconteceu no começo da computação pessoal fora da bolha de distorção de Steve Jobs.  Confira conosco o review desse curioso documentário que está no NetFlix


Hoje em dia seria facilmente considerada uma empresa unicórnio...


Nota IMDb: 6,6 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Silicon Cowboys(2016)
Ano de Lançamento: 2016
Diretor: Jason Cohen
Estrelas:  Basicamente três amigos(Rod Canion, Jim Harris e Bill Murto) que fundaram em um restaurante uma companhia que iria praticamente destruir o Império chamado IBM.
Sinopse: Nesse muito curioso documentário que fez muito sucesso no SXSW Film Festival de 2016, veremos o improvável combate de uma pequena empresa de Houston contra uma que significava quase literalmente computadores na época, seu impacto na computação como vivemos hoje e sua queda. Filme praticamente obrigatório para os nerds de todas as idades que querem entender mais além do pomar da Apple.

Já citado no ano passado como uma indicação de recomendação, de repente apareceu na NetFlix e é uma excelente dica para os entusiastas da História da Computação(se eu falar que recente, estou denunciando minha idade :)). Nele vamos ver como a Compaq, uma empresa que tinha um ousado produto inicial lá em 1981 iria se tornar em um dos melhores fabricantes e players do mundo PC.

Complementar quase obrigatório ao famoso filme Piratas do Vale do Silício(1999), ele explica de forma muito interessante como uma necessidade que tão poucos viram e foram bem sucedidos acabou virando uma ameaça à gigantesca IBM, desviando dos mortais processos de quebra de patente e co-definindo com a Apple o que viria a ser a computação pessoal nos anos 80 até os anos 2000 com o retorno da Maça ao topo.

Há algumas falhas de ritmo no altura do 3/4 do filme, a falta da referência de outras grandes companhias como a Tandy, a NEC, Dell, e ironicamente a HP realmente não o torna esse documentário em um completo panorama das forças, porém provavelmente o tornaria no mínimo digno de uma mini-serie. Aliás falando em mini-série que é citada mais de uma vez aqui, o excelente Halt and Catch Fire está aí justamente para resgatar as aventuras, traições e consequências da época. E a história do EISA é ótima. Ficou aquele gostinho de que deveria rolar um documentário sobre a NetScape...

E para convencer os que tem menos de 30 anos, o primeiro produto da empresa que revolucionaria o mercado com uma máquina "portátil" de "apenas" 12 quilos! E o melhor: foi um sucesso estrondoso! E não percam o final com um quê de ópera! Vale conferir sem falta!


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário