Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez: Lion - Uma Jornada Para Casa (2016)

Uma história fantástica trazida à tela de forma inspirada e comovente
                                                                                     
Nota IMDb: 8,1 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Lion
Ano de Lançamento: 2016
Diretor: Garth Davis
Estrelas:  Dev Patel, Nicole Kidman, Rooney Mara
Sinopse: Quando tinha apenas cinco anos, o indiano Saroo (Dev Patel) se perdeu do irmão numa estação de trem e enfretou grandes desafios para sobreviver sozinho até de ser adotado por uma família australiana. Incapaz de superar o que aconteceu, 20 anos depois ele decide buscar uma forma de reencontrar sua família biológica.

Se a falta de criatividade de Hollywood para inovar nos filmes tem sido uma constante nos dias atuais em que vemos uma chuva de refilmagens e continuações, as histórias verídicas se apresentam como uma oportunidade excelente para manter a diversidade e originalidade da sétima arte. Este nicho tem sido muito bem explorado, tanto em biografias de famosos quanto em histórias inspiradoras de desconhecidos. É nesta segunda categoria que este filme nos encaixa ao nos presentear com um relato comovente de superação e esperança.

Acompanhamos a história impressionante do menino indiano Saroo que se perde do seu irmão e acaba indo parar no outro lado de país, totalmente sozinho e desamparado. Devo dizer que, como pai, os primeiros minutos do filme que mostram sua luta para sobreviver e escapar de abusos são bem difíceis de se acompanhar. Mas isto na verdade é um mérito do filme, ao transpor de forma tão real uma situação desesperadora, e principalmente do ator mirim que interpreta Saroo em sua infância, Sunny Pawar. Seu olhar expressivo e desenvoltura o transformam no grande destaque do filme e sua interpretação é digna de reconhecimento e até de prêmios.

Quando ele finalmente consegue ser resgatado por um casal Australiano que o adota, passamos para a sua fase adulta em que temos o "indiano de Hollywood" Dev Patel assumindo o personagem. Sua interpretação, ainda que não seja tão impactante quanto a do menino, é bem competente e consegue retratar bem todo o conflito interno vivido por conta das lembranças do passado que insistem em assombrá-lo. Rooney Mara, mesmo sem muito destaque na trama, traz uma excelente interpretação para o interesse romântico de Saroo e que também precisa ajudá-lo a lidar com seu passado.

A partir do momento que fica evidente que ele não pode continuar sua vida sem saber como está sua antiga família, ele inicia uma busca que se torna muito difícil devido às lembranças turvas de sua infância. Neste momento o filme volta a se intensificar e prende o espectador que torce pelo protagonista e pela realização de seu sonho de rever sua família. O final é emocionante e irá arrancar lágrimas da maioria com uma conclusão tocante.

Tudo isso faz com que este filme seja mais do recomendado para todos e irá levar o espectador em uma jornada fascinante e ensinar sobre compaixão e perseverança. Ele funciona muito bem para nos retirar de nossa bolha existencial e mudar o foco de nosso próprio umbigo para refletir um pouco sobre a realidade que está à nossa volta, valendo lembrar que não precisamos ir até a Índia para achar crianças abandonadas pela rua. Uma excelente pedida em uma época extremamente egoísta e consumista.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário