Anúncio 1

Últimos Posts

Documentário da vez:Hitler - Uma Carreira(1977)

Por que ver um filme de quase 40 anos atrás e o que ele pode relevar sobre certos candidatos por aí? Confira no review abaixo.


break(loop);

Com tantos importantes eventos da Segunda Guerra fazendo aniversário, assim como o fortalecimento de candidatos que defendem idéias de segregação racial, voltamos àquela reflexão que quem não conhece a História, é fadado a repeti-la. E definitivamente uma pergunta fundamental é como um país tão sofisticado caiu em total controle de um dos mais violentos ditadores da História mundial.

Para resumir como, vale lembrar um excelente comercial da Folha de São Paulo de 1987. Ou seja, os fins não justificam os meios.



Com uma interessante abordagem tanto psicológica como estratégica, em um ritmo ágil, raro para um documentário daquela época, com farto material histórico, mostra principalmente o contexto pós Primeira Guerra, a ascensão e queda de Hitler, dando inconvenientes dicas de como um certo moço de cabelo loiro e que recentemente ganhou as eleições de um certo grande país pode ter ganho tanta notoriedade e dicas do que pode vir por aí. Sorte que essa sociedade de lá tem mecanismos que tem evitado um verdadeiro assalto,  provando também a importância de Instituições sólidas democráticas.

Mas voltando ao filme, na sua relativamente longa duração (duas horas e meia), mostra muitas vezes com os próprios discursos de Adolf como mentiras, apelo ao populismo, culto a imagem e ao revanchismo conduziram a uma guerra contra 50 nações, tendo o globo como palco de guerra. É fácil promover esse filme alemão aos excelentes Arquitetura da Destruição(que pode ser vista eventualmente no YouTube) e o pesadíssimo Night Will Fall. E também serve como base para a excelente série da Amazon The Man In The High Castle que concluiu a segunda temporada com várias referencias histórias muito interessantes. Há deficiências como a ausência da analise de figuras do bloco soviético, quem sabe para evitar problemas com o até então vizinho. Ou uma melhor análise de pessoas chave no regime nazista. Contudo devido ao excelente material, são detalhes perdoáveis sem dúvida.

Resumindo, ainda que triste, porém extremamente metódico, esse documentário é essencial para aqueles que querem manter um senso crítico e vigilante aos duvidosos movimentos segregatórios nacionais e internacionais. Valem os 7,7 do imdb sem dúvida. E para melhorar, está no NetFlix com a opção de download no aplicativo no seu portátil de preferencia.



Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)






Nenhum comentário