Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez: Estrelas além do tempo(2016)

Uma breve história sobre três grandes mulheres esquecidas. Confira no review abaixo o que achamos.


Veja o filme para depois ler o livro!


Nota imdb:
 7,9 (até o dia da postagem) (IMDb)

Título original: Hacksaw Ridge
Ano de Lançamento: 2016
Diretor: Theodore Melfi(o diretor de Um Santo Vizinho)
Estrelas: Taraji P. Henson( representando a essecial Katherine G. Johnson), Octavia Spencer(a persistente programadora de Fortran Dorothy Vaughan) e fechando o trio mágico Janelle Monáe(e a determinada engenheira que queria ser a primeira mulher a trabalhar como tal na NASA, Mary Jackson)) , Kevin Costner(com a prática visão gerencial que tanto falta por esses dias do diretor Al Harrison), Kirsten Dunst(como a irritante chefe Vivian Mitchell), Jim Parsons(o eterno Sheldon, aqui como o desconfiado matematico chefe Paul Stafford), Mahreshala Ali(o Remy Danton do House of Cards aqui é o Coronel Jim Johnson),entre outras estrelas.
Sinopse: Três mulheres excepcionais enfrentam todas as limitações e preconceitos da difícil década dos anos 60 e fazem uma grande contribuição à exploração espacial, até então não reconhecida. Essa é parte da história delas.



Houve um tempo que uma agência chamada National Advisory Committee for Aeronautics(NACA), nascida logo depois de 1946, ganhou um problema bem grande. Com o sucesso dos russos, a agência tinha que conseguir ir à orbita e mais além. A junção dos militares(Advanced Research Projects Agency(ARPA)) com cientistas que iriam virar cientistas espaciais iria se tornar a NASA em 1958.

E durante essa corrida, os computadores como conhecemos ainda eram muito problemáticos e extremamente caros. Solução? Contratar pessoas para fazer os cálculos. E entre elas se destacaram mulheres desde dos esforços de guerra. Brilhantes e que continuamente tinham podadas oportunidades por causa do sexismo, fizeram uma fundamental e não reconhecida contribuição. E ainda mais aquelas pessoas que eram julgadas por sua cor.

E é em 1961, no momento crítico de descobertas e lutas pelos direitos humanos, que esse filme começa. Em uma agência com uma monumental pressão, três excepcionais mulheres lutam contra o preconceito, reconhecimento, acesso ao conhecimento e... a um banheiro. Havia um banheiro para brancos, e para negros... Havia até um lugar separado informalmente chamado West Area Computers onde ficavam as matemáticas negras. Até o acesso à certas universidades era proibido por lei. Nem é à toa que o filme se chama em inglês Personagens Ocultos em uma tradução minha.

E esse filme tem a difícil tarefa de retratar esse período. Há pequenas pérolas como o início da parceria IBM e NASA, com a colaboração da West Area, a difícil dinâmica do Pentágono e o pesadelo de cada novo modelo de nave a cada poucos meses. Claro, há aquela romantizada que lembra muito o Histórias Cruzadas. E claro que dizem que a colaboração no inicio não também vinda acabou sendo orgânica por um simples motivo: falta de tempo para besteiras como preconceitos.

Ficou a crítica mais contundente de que nesse filme as principais mudanças são feitas pelos personagens brancos, inclusive as que afetam ambos lados. Mas realiza com sucesso uma missão de permitir o sonho de tantas brilhantes mulheres o óbvio: conquistar o impossível!

Vale sem dúvida conferir esse interessante filme, porém sem dúvida também correr atrás do livro de mesmo nome! Essencial para que é louco por história espacial como eu! Ele vai mais além do período mostrado no filme (1961-1963). Crítica sobre ele em breve nesse blog! Vale ver as fotos da época nos créditos finais.



Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)




Nenhum comentário