Anúncio 1

Últimos Posts

Lista da vez: 5 super-heróis que poderiam existir no mundo real

Quem nunca sonhou em ser um super-herói que atire a primeira pedra!
                                                                           
Todo fã de histórias em quadrinhos e super-heróis em algum momento já pensou em se transformar no seu personagem favorito. Não é à toa que, em eventos com essa temática, vemos uma infinidade de pessoas fantasiadas e se passando pelos heróis da ficção. Mas seria realmente possível alguém se transformar em um super-herói? Pensando nisto, resolvemos montar uma lista com 5 heróis que poderiam existir no mundo real.

A primeira e mais importante condição para que um super-herói possa existir no mundo real é que ele não possua poderes. É chato, mas se quisermos realmente tornar esse sonho em realidade esse mal é necessário. Isso por si só já reduz bastante a lista de candidatos e remove grandes nomes como Superman, Wolverine (e todos os outros mutantes), Hulk, Thor, Lanterna Verde, Mulher Maravilha, etc. Mas será que restam muitos? Sim, ainda tem muita gente boa no páreo.

Outra restrição que precisa ser feita é que, muitas vezes, ainda que um super-herói não possua poderes absurdos ou mágicos, ele ainda acaba caindo mais no ramo da ficção e da impossibilidade. Um bom exemplo seria o do Demolidor. Temos um homem que perdeu a visão num acidente químico e que aguçou seus outros sentidos, sendo treinado para usar isso como uma vantagem e se transformar em um ninja-justiceiro extremamente habilidoso. No entanto, a sua “visão de morcego” e sua audição apurada como retratada nos quadrinhos ou no seriado do Netflix é de um nível que seria totalmente impossível de ser alcançado por um ser-humano normal, o que acaba descartando este nome da lista. Mas e agora, sobrou alguém?

Ainda que essas restrições tenham diminuído bastante os candidatos, ainda restam muitos nomes tanto no universo da DC quanto da Marvel. No entanto, em alguns casos, são necessários alguns elementos que dependem de tecnologia ainda não existente (ainda que teoricamente factível) ou de um grande investimento financeiro. Isso sem falar do esforço do treinamento físico e intelectual.
Preparados? Então vamos à lista! Como já dissemos, estes são apenas alguns exemplos e encorajamos que você dê sua opinião nos comentários e cite outros nomes de suuper-heróis que acredita serem ideais para existirem no mundo real.

Justiceiro

Começamos a lista com um dos super-heróis mais fáceis de vermos no mundo real, pois Frank Castle nada mais é que um ex-militar altamente treinado, um especialista em armas e em combate corpo-a-corpo. Após o assassinato trágico de sua família, ele resolve usar seus talentos para fazer justiça com as próprias mãos (como seu próprio nome já sugere). Considerando o perfil de um militar das forças especiais experiente e um certo investimento para ter acesso a armas e veículos, já teríamos um possível candidato a Justiceiro, restando apenas a correta motivação e a necessária dose de insanidade. E se você ainda não assistiu à segunda temporada do Demolidar na Netflix, aproveite para vislumbrar como este personagem poderia existir no mundo real.

Viúva Negra

A representante feminina da lista já é uma figurinha muito conhecida do público devido às suas várias aparições nos filmes do universo da Marvel interpretada pela talentosa e belíssima Scarlett Johansson, inclusive como um dos integrantes da super equipe dos Vingadores. Uma ex-espiã russa e assassina treinada com habilidade extrema de combate, Natasha Romanoff demandaria um pouco mais de esforço para ser replicada no mundo real, mas com o devido treinamento seria possível, ainda que os espiões no mundo real possuam mais habilidades intelectuais do que físicas.

Gavião Arqueiro

Aqui temos mais um proeminente membro dos Vingadores já muito famoso no cinema após as excelentes interpretações feitas por Jeremy Renner. O interessante é que, nos quadrinhos, após ter sido treinado como mestre arqueiro para ser atração em um circo, ele começou sua jornada como vilão do Homem de Ferro, mais ou menos na mesma época em que se envolveu romanticamente com a Viúva Negra. Além de sua pontaria quase infalível com o arco, ele também é especialista em armas brancas e em combate corpo-a-corpo. Certamente seria muito difícil que um arqueiro conseguisse fazer todas as proezas que Clint Barton já demonstrou na telona, mas ainda assim seria possível que, com o devido treinamento e capacidade física, alguém pudesse se aproximar de suas habilidades e encarnar sua persona.

Homem de Ferro

A partir de agora a lista passa a depender de algo a mais, seja de tecnologia ainda não disponível ou de grande investimento financeiro. Ainda assim, teoricamente continuamos no campo do possível. E ninguém melhor para demonstrar isso do que Tony Stark, playboy bilionário e inventor que conseguiu usar seu dinheiro e conhecimentos de engenharia para criar a persona do Homem de Ferro, que talvez seja hoje o herói mais conhecido e adorado do universo Marvel nos cinemas. Porém, a tecnologia de suas armaduras e do reator Arc portátil (que fica no peito do herói e serve como fonte de energia) estão longe de virarem realidade. Isso sem falar do seu supercomputador com inteligência artificial conhecido como Jarvis. Em 2012 uma empresa americana fez uma estimativa curiosa sobre o custo de se transformar em Homem de Ferro e o número em que eles chegaram foi superior a 1,6 bilhões de dólares (veja aqui), algo que restringiria bastante o número de candidatos a Tony Stark no mundo real. Isso sem falar da necessidade de que Tony seja um gênio capaz de inventar toda a tecnologia e construí-la sozinho. Talvez um cenário mais real e factível será o de que um dia a tecnologia dos exoesqueletos robóticos será implementada com fins militares e teremos soldados treinados assumindo o papel de “Homens de Ferro” em suas missões militares.

Batman

Este é sem dúvidas o super-herói mais famoso desprovido de super-poderes e um dos mais conhecidos atualmente. A história do bilionário que perdeu ainda jovem os pais num assassinato brutal e cresceu se preparando para se transformar no Homem Morcego e combater o crime em Gothan City já pode ser considerada um cânon da nossa cultura. O curioso é que, em sua maioria, tanto os heróis quanto os vilões do universo do Batman são “pessoas comuns” e que teoricamente poderiam existir. Como exemplo teríamos o Robin, a Mulher Gato, o Coringa, o Charada, o Pistoleiro, a Arlequina, etc. No entanto, para termos um Cavaleiro das Trevas patrulhando as ruas de alguma cidade seriam necessários um nível de treinamento de combate, físico e em ciência quase impossível de ser realizado por uma única pessoa, além é claro do grande investimento financeiro, orçado em mais de 600 milhões de dólares pela mesma estimativa citada anteriormente. Outro site estimou que Bruce Wayne precisaria treinar e estudar mais de 20 anos para adquirir todas as habilidades do Batman e que, mesmo assim, teria uma carreira extremamente curta devido à enorme exigência física para combater o crime. Ainda assim, se considerarmos a devida adaptação e restrição de habilidades e “gadgets”, uma pessoa com físico ideal, extremamente motivada e com acesso a muito dinheiro poderia se aproximar dessa figura lendária do Batman. Ah, e claro, seria preciso uma boa dose de coragem.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário