Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez: Um Estado de Liberdade (2016)

Estamos diante de um novo "papa Oscars" que fala de escravidão? Confira na nossa crítica!

Nota imdb: 6,9 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Free State of Jones
Ano de Lançamento: 2016
Diretor: Gary Ross
Estrelas: Matthew McConaughey, Gugu Mbatha-Raw, Mahershala Ali
Sinopse: Na Guerra Civil americana, o fazendeiro Newton Knight, que é contrário a escravidão e a secessão, organiza um grupo de rebeldes contra a confederação. Reunindo fazendeiros do condado de Jones, cria um estado livre.


A temática da escravidão é usada recorrentemente em Hollywood e temos aqui novamente um filme que aborda essa mancha negra no passado recente da humanidade. No entanto, neste filme o foco não é a escravidão em si, mas sim o que fez um confederado desiludido desertar da Guerra Civil americana e arriscar sua vida para defender a liberdade e a igualdade social na sua terra natal.

Baseado em fatos reais, a película nos mostra a vida de Newton Knight desde o momento em que ele desiste de lutar em uma guerra sem sentido até quase no fim de sua vida quando ainda está defendendo os negros americanos que foram libertos da escravidão mas continuaram sofrendo preconceito e violência na mão de grupos de minoria como a Klu Klux Klan. Ele inclusive chegou a declarar a independência juntamente com seus seguidores e instituir o "Condado Livre de Jones". O roteiro também traz momentos alternados que mostram uma disputa recente de tribunal e que tem relação com a vida de Newton Knight.

Ainda que não seja um filme que irá ganhar muitos Oscars, não deixa de ser um belo retrato de um momento triste da história americana. As ideias progressistas de Newton fizeram com que ele fosse uma verdadeira luz em meio à escuridão que tomava conta da região sulista americana durante o período da Guerra Civil e nos anos seguintes à unificação da nação.

Sem dúvidas que o protagonismo de Matthew McConaughey será o maior atrativo para quem se interessar pelo filme e ele não decepciona, mais uma vez entregando uma atuação profunda e sincera, o que consegue sustentar o filme em quase todos os momentos. O elenco de suporte também não deixa a desejar e nos apresenta rostos novos e alguns talentos promissores.

Vale o alerta de que, principalmente no começo, onde a Guerra Civil é retratada, existem muitas cenas fortes e inadequadas para menores. Ademais, com sua produção caprichada e história cativante, este drama sobre guerra, escravidão e preconceito é uma boa pedida para aqueles dispostos a refletir sobre a história recente.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Um comentário:

  1. Amei muito o filme ancho que é bom. Este ator nos deixa outro projeto de qualidade, de todas as suas filmografias essa é a que eu mais gostei, acho que deve ser a grande variedade de talentos. Umo dos melhores filme Matthew McConaughey que vale a pena assistir, a chave do sucesso é o bem que esta contada a historia e a trilha sonora, enfim, um dos meus preferidos.

    ResponderExcluir