Anúncio 1

Últimos Posts

Fica a Dica:A Mais Pura Verdade Sobre a Desonestidade - O documentário(2015)

Qual foi a última vez que você mentiu? E quando você viu isso na TV? E o que a mentira tem haver com o que esperamos da sociedade? Descubra essas e outras respostas nesse ótimo documentário



Nota imdb: 7,2 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: (Dis)Honesty:The Truth About Lies
Ano de Lançamento: 2015
Diretor: Dan Ariely
Sinopse: O que fazem as pessoas mentirem? O que fazem elas esquecerem ou mesmo assim ignorarem os custos de suas mentiras? O que fariam elas diferentes de nós? E o que tudo isso poderia nos ajudar como sociedade? Essas e outras perguntas analisadas por o pesquisador que fez sucesso com um maravilhoso livro de mesmo nome nos trás uma interessante conclusão do que fazemos muitas vezes, e o que vemos muitas vezes todos os dias, agora exposta nesse curioso documentário.


Já há alguns anos Dan Ariely ficou bem famoso pelo livro "A mais pura verdade sobre a Desonestidade" onde ele relatava uma série de estudos científicos sobre os mecanismos e as motivações de porque mentimos. O grande mérito do livro é que essa pergunta vai muito além de uma curiosidade da ciência da psicologia.

Tal qual os EUA, escândalos financeiros, as suas consequências econômicas e toda a carga negativa desses e outros eventos nos fazem perguntar se realmente podemos esperar algo de bom de uma sociedade que tem tantos mentirosos no poder. Ou seja, de forma bem franca, vale a pena ser justo e moral? E mais importante, no Brasil?(Essa pergunta pode ser relevante à Luíza que foi morar lá no Canadá, mas...)

Com uma construção simples e progressiva, o pesquisador vai desmontando preconceitos e expectativas para quem sabe mostrar que a pergunta é outra: até que ponto entendemos que somos humanos? A racionalização da moralidade, aquele famoso "não é tão grave assim" não é tão brasileira assim. Esse filme per si pode fazer um brasileiro se livrar da síndrome do otário sem que o mesmo abandone o senso crítico.

Ok que o ritmo inicial não é lá muito empolgante e alguns exemplos são um pouco distantes, apararentemente, do nosso dia a dia, mas conforme a 1 hora e 29 minutos vão passando o filme vai enriquecendo com curiosas constatações que no fundo sabemos, e de certa forma renovando a crença da vida em sociedade. A conclusão final do mesmo é algo que se pode guardar sem dúvida. 

Vale sem dúvida conferir lá , meio que escondidinho, no NetFlix(curiosamente você vai ter que procurar pelo nome em inglês (Dis)Honesty:The Truth About Lies, mas relaxe que há legendas em português). Até a próxima!

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)




Um comentário: