Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez:Trumbo - Lista Negra(2015)

"Eu e você temos o direito de estarmos errados". Confira esse filme que nos lembra a importância da tolerância e liberdade de pensamento



E aqui vemos o escritório e o artista em seu ofício


Nota imdb: 7,5 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Trumbo
Ano de Lançamento: 2015(2016 no Brasil)
Diretor:  Jay Roach(Bizarramente ele é famoso por comédias como Entrando Numa Fria, Entrando Numa Fria Maior Ainda, Austin Powers 1 e 2...Só que também do agora série morta-viva The Brink)
Roteiro: John McNamara e Bruce Cook(que fez o livro que tem o mesmo nome do filme)
Estrelas:  Bryan Cranston((o nosso eterno Mr White) como Dalton Trumbo), Michael Stuhlbarg(como o polêmico Edward G. Robinson), Diana Lane(como Cleo Trumbo), Helen Mirren(Hedda Hopper), David James Elliott(como John Wayne), Alan Tudyk(como Ian McLellan Hunter), Louis C.K.(Arlen Hird), John Goodman(como Frank King), Dean O'Gorman(Kirk Douglas), entre outras estrelas
Sinopse: Reconhecido roteirista, mas engajado politicamente, é vítima de um período da história americana chamada Caça às Bruxas, onde comunistas foram presos e perseguidos no EUA, perdendo empregos, tendo famílias desintegradas e até suicídios. Presente na lista negra, ele não deixou de fazer o que ele podia para lutar contra o sistema.

Houve um período onde o mundo foi polarizado politicamente e as pessoas se importavam com a ideologia. E, de repente, o mundo voltou agora a Guerra Fria. E também, de forma surpreendente, as pessoas precisam lidar com as diferenças de opinião para não cometer erros que foram lamentavelmente cometidos várias e várias vezes. É a História pacientemente nos dando oportunidades que podem ou não ser aproveitadas.

Em 1947, pós fim da guerra, o mundo via com preocupação a chamada ameaça vermelha. Nos EUA o movimento comunista e democrata sofria suas primeiras derrotas. Não muito tempo depois, foi instituído uma Comissão de Atividades Não-Americanas no Congresso Americano. Em menos tempo ainda, na já florescente, mas jovem indústria do cinema americano, as primeiras vítimas iriam sofrer as consequências de uma inquisição política que iria dominar a política americana por décadas. Junto com um conjunto de roteiristas, artistas e técnicos do cinema, vários iriam perder seus empregos, suas casas, serem ameaçados e jogados uns contra os outros.

Todos que davam uma chance de emprego na industria eram ameaçados por processos, boicotes e agressões físicas. Sem empregos, uns se entregaram ao vício e suicídio. Outros foram presos. E foi esse o caso de Trumbo que ficou preso durante 11 meses em uma penitenciaria em Kentucky. Com contas e moral baixa, ele só poderia fazer o que o tornou famoso: escrever roteiros. Muitos. E não ser creditado por nenhum. Ao longo do tempo o mesmo foi responsável por uma série de grandes filmes que só muito tempo depois foram devidamente creditados a Trumbo.

Dado esse prospecto, esse filme poderia ser deprimente e triste. Mas não! Com uma excelente atuação de Bryan(que está indicado para o prêmio de melhor ator) e da linda Diana Lane(no papel do grande pilar da família), há o peso necessário para um assunto sério e importante, porém sem ser chato ou excessivamente triste. E claro, uma Caça às Bruxas tem que ter uma bruxa(só que ela caça os outros) no papel da Hedda Hopper(impressionante a semelhança física entre Helen Mirren e a Hedda). Também temos John Goodman como sempre envolvido com filmes B e Michael Stuhlbarg em mais um papel de um personagem complexo.

Resumindo, um ótimo filme que joga luz sobre a intolerância na indústria de Hollywood, ironicamente mostrando a diferença entre a antiga academia e atual, quantificando o quanto custa um Oscar e a importância pessoal dele. Lembrando que temos um candidato socialista(Bernie Sanders) que tem tido um bom desempenho pelos democratas nas eleições americanas.


PS:Vale ver parte da antológica entrevista para CBS nos créditos finais do filme, assim como as fotos dos envolvidos e posteriormente ver o documentário(de 2007) que tem a foto acima.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)





Nenhum comentário