Anúncio 1

Últimos Posts

Fica a dica: Como acompanhar as promoções na internet e fazer uma compra segura

Algumas dicas para economizar uma grana e evitar problemas nas compras pela internet!

Hoje em dia as compras pela internet são uma boa alternativa para poupar tempo e, muitas vezes, pagar mais barato. Eu posso dizer que praticamente todas as minhas compras de eletro-eletrônicos, jogos, livros e filmes são feitas pela internet. Nada melhor do que escolher o que você quer com comodidade e receber diretamente na sua porta, certo? Pois é, mas como em tudo na vida, sempre há um porém. Neste caso, eu citaria dois grandes "poréns":

1) Com tantas lojas e opções, como escolher onde vou comprar?

2) Como saber se estou fazendo uma compra segura?

A ideia deste post é justamente dar algumas dicas para tentar solucionar essas questões.

Como acompanhar as promoções na internet


Considerando que existam muitas opções para o produto que você quer comprar, é claro que o ideal é você escolher o local onde ele está sendo vendido mais barato. A enxurrada de emails que você deve receber todos os dias falando de super promoções ou ofertas não ajuda muito e demanda bastante tempo.

A solução mais adotada pela maioria é pesquisar nos famosos sites de comparação de preços como Buscapé, Zoom ou JáCotei. Estes sites realmente ajudam bastante na escolha de um produto e às vezes até fornecem descontos adicionais no produto através de parcerias com as lojas. Além disso, eles muitas vezes trazem opiniões sobre o produto para ajudar na escolha de marca e também mostram avaliações da loja para deixar a compra mais segura. Isso sem falar que alguns deles trazem o histórico de preços e a possibilidade de cadastrar um alerta para que você seja avisado quando o preço chegar no quanto quer pagar. O problema, ao meu ver, é que estes sites nunca trazem um número razoável de opções de fornecedores e nem todas as lojas são pesquisadas. Isso muitas vezes pode significar a perda de alguma promoção boa.

Sendo assim, além de usar estes sites, recomendo que você acompanhe algum forum de promoções. Basicamente é uma página onde os usuários podem criar tópicos para avisar sobre promoções que eles encontraram navegando pela internet. A minha recomendação é a do For Sale do Adrenaline. Já encontrei várias barganhas e excelentes promoções acompanhando esse forum. Ele é ótimo para você que, como eu, está sempre atrás de boas oportunidades de comprar coisas baratas.

O que sugiro então é que você faça uma combinação dessas duas ferramentas. Se você já sabe o que quer e está com pressa, use os sites de comparação de preços. Caso contrário, fique de olho do forum até que o produto que quer apareça e, quando isso acontecer, se certifique através dos comparadores que o preço é realmente o mais baixo disponível. Desta forma, dificilmente você irá pagar caro pelo que quer, desde que tenha paciência.

Como fazer uma compra segura


Uma vez que você escolheu o produto que quer e achou um preço bom dele em alguma loja da internet, agora é importante que você faça uma compra segura. Para tanto, é preciso tomar várias precauções para fugir de encrenca. Segue uma lista de dicas que sempre sigo antes de comprar qualquer coisa:

1) Prefira lojas conhecidas e com boa reputação: este talvez seja o fator mais importante para garantir que sua compra será segura. Sempre prefira lojas e sites com boa reputação e mais populares. No caso de sites de leilão como Mercado Livre, prefira vendedores com boa reputação. Mas se a promoção for em algum site que nunca tenha ouvido falar, nem sempre quer dizer que é um golpe. Uma boa dica é pesquisar no Reclame Aqui ou até no google para tentar ver se alguém já reclamou de uma fraude nesse site e, em caso afirmativo, fuja dele. 

2) Desconfie de preços muito baixos: nós brasileiros adoramos uma boa promoção e por isso somos vítimas fáceis de golpistas que oferecem produtos num preço muito abaixo do normal. Por isso, se o preço estiver muito abaixo do normal e você não conhece a loja ou vendedor nem tem nenhuma referência de outros compradores, não faça a compra.

3) Evite salvar seus dados de pagamento: para quem, como eu, paga quase tudo usando cartão de crédito, o ideal é não salvar suas informações de pagamento para evitar que elas possam ser acessadas indevidamente no caso de algum hacker invadir o banco de dados do site. Já tive cartões clonados por conta disso no passado e aprendi minha lição. Por mais tentador que seja ter suas informações sendo preenchidas automaticamente para agilizar a compra (como nos casos de "compra com 1 click"), na minha opinião não vale o risco.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário