Anúncio 1

Últimos Posts

Fica a Dica:Dicas para velhos programadores(parte 1/2)

Se você acordou e viu que sua barba estava desse tamanho, confira a dica para programadores que estão procurando dicas de reciclagem


 
Sabe que essa foto me deu uma boa ideia?!?!
Uma coisa divertida e irritante em informática é que tudo muda de tempos em tempos. E como vivemos no Brasil, o mercado e as crises fazem que você sempre procure algo novo talvez mais do que gostaria. Alguns sistemas podem ser tão velhos que podem até ter direito de baile de debutante ou quem sabe carteira de motorista. E como a mim foi ensinado uma vez, sistema e criança muito feia podem não ter pai. Para atender tanto os que querem mudar, como os que foram obrigados, selecionamos algumas dicas de reciclagem e novos horizontes nesse mundo selvagem digital.

1) Aprenda inglês
Ok, vamos começar com essa dica óbvia. Há muito mais material de ótima qualidade em inglês do que na nossa língua pátria. E com a crise e a rapidez de evolução, aí que a coisa fica bem complicada. Várias pequenas editoras encontram o fim nessa crise. Se você tem um nível bom(como muitos amigos, muitas vezes devido aos jogos! :)) pode melhora-lo um pouco mais com programas como English As Second Language (ESL) que sempre apresenta com novos vocabulos ou dicas em geral. De graça como podcast, no site ou com material extra mediante uma contribuição no site deles(https://www.eslpod.com/website/). Vale muito a pena.

2)Fuja do dólar alto
E ironicamente ou apelamos para o material nacional ou por representantes/filias de grandes editoras/empresas. De quebra você pode atenuar a carência no inglês em materiais brazucas ou verdadeiras pechinchas de tempos em tempos.
Como recurso nacional temos que sem dúvida listar a editora devmedia que é a responsável pela revista Java Magazine, assim como tantas outras. Serviu e ainda presta como divulgadora de tantas tecnologias, principalmente para o Java, mas agora não deixa de pensar no futuro como as revistas Front-End Magazine, Mobile Magazine e aí vai.
Outra dica tupiniquim é a Alura, iniciativa da Caleum, que é um bem-vindo serviço de treinamento online por um preço bom. Aliás é possível quase sempre conseguir um desconto de 10% em sites filiados(JovemNerd por exemplo). Eles não têm uma estrutura de apoio nos exercícios de forma dinâmica como alguns sites gringos, mas um bom material inicial que pode ser bem útil.
E de empresas gringas que dão uma ajudinha naquele material em inglês, podemos listar a amazon.com brasileira. Só que mais interessante para os ebooks, já que os físicos entram com o custo de tempo de chegada do exemplar que muitas vezes ainda não se encontra em território nacional. Outra alternativa é a boa e velha Livraria Cultura. Mas a menos que você esteja com muita sorte, sente e espere. E claro, pedir para a Amazon americana se tudo der errado. Só que antes passe no mercadolivre ou olx porque alguém deve ter lido e está querendo passar para frente.

3)O saber o que aprender
Como aquele ditado, se você não sabe para onde ir, qualquer lado que o vento sopra é bom. Um dos problemas que eu percebi é que desde o fim da Sun, o Java não é mais o mesmo. Não vamos entrar na polêmica se ele morreu ou não, mas é evidente que ele não anda muito bem não. E decidir o que estudar e investir muitas vezes implica em escutar o mercado. Daí pode ser útil utilizar aquela ferramenta marota chamada Google Trends. Recomendo procurar o gráfico para Java Programming Language, jQuery(e o compreensível comportamento já que os frameworks vem escondendo cada vez mais o seu uso dentro deles), C#, AngularJs, Go. Muito elucidador e com até com gráficos de uso por área geográfica.

4)Tenha uma ideia de projeto
Ainda sobre que caminho tomar, é muito mais simples se você definir marcos ou até um produto. E isso pode ter ou não apoio da empresa que você trabalha. Um exemplo é um Toy Project , um projeto conceitual, algo não muito complicado, mas que sirva para "sentir a temperatura da água". Faze-lo pode render desde um exemplo de auxiliar ao currículo ou até a base de um novo produto na sua atual ou futura equipe.

5)Procure apoio
Como a galera que quer ir para academia, alguém para trocar ideia ou apoio ajudam muito ao longo do caminho. Pontos cegos, aquele desanimo ocasional, falta de ideias ou até dicas são atenuadas na vida em comunidade. E se colocados em prática, esses projetos vão ter uma série de pequenos(ou não tão desprezíveis problemas) que podem ser compartilhados e resolvidos na vida em comunidade.

6)Repense sua IDE de desenvolvimento
Aquele mundo polarizado entre Eclipse vs Netbeans vs Visual Studio vem chegando ao fim. As necessidades mudaram e nada mais natural que as soluções também. Respeitáveis players como a JetBrains com Intellij IDEA e WebStorm, ou pequenas e ágeis como Atom, UltraEdit, Coda, Sublime, entre tantos outros.

7)Fuja da zona de conforto(em sistemas operacionais)
Isso pode ser pedir demais, até porque muitos empregadores não são muito liberais quanto a escolha de um sistema operacional na área de programação, mas muitos permitem um Ubuntu, e até um MacOs. Como a Apple anda sendo uma menina muito má e esnobe(soldar tudo na placa mãe foi o fim da picada. Ok que o note é fino que nem uma faca de cortar barba, mas isso é necessário em um computador desktop como o Mac Mini? É sacanagem mesmo...:((() opte por um Ubuntu mesmo. Essa mudança se justifica também por ser muito mais amigável para desenvolvimento nos novos frameworks como AngularJS e Node.js. E também que o Windows anda tomando muitas decisões questionáveis.



Semana que vem vamos comentar de material estudo na gringa, livros grátis, bons hábitos e outras dicas. Se você tiver alguma dica ou dúvida, por favor liste nos comentários abaixo. E até lá!


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário