Anúncio 1

Últimos Posts

Fica a Dica:Dica para velhos programadores(Parte 2/2)

Nessa primeira série, vamos continuar as dicas de como se reciclar e até conseguir alguma ajuda na hora da contratação fora do país





Continuando nossa série de dicas(para voltar ao primeiro post, clique aqui), vamos comentar cursos pagos, aqueles que são de graça e livros grátis.

 Custos, currículo, viver fora e o pai do Chris

Hoje o brasileiro ganha em patacas. Seria menos pior receber em mariolas. Porque, como o bom senso comum sabe, todo louco adora mariola. Só que a nossa moeda pataca apanha feio do dólar que, por sua vez, já também viu dias melhores. Assim todo custo que antes era visto como preço de entrada de cinema agora é visto como futuro rombo no orçamento. Um exemplo é o preço de um livro ebook típico técnico que varia entre 26/39 dólares. Como a cotação dobrou em pouco tempo, o poder de compra também diminuiu. Então todo o gasto tem que ser muito bem pensado, de preferência com um projeto em mente com objetivos claros. E a mesma coisa acontece quando você quer realizar uma reciclagem. Aqui vamos começar com as opções pagas e evoluir para as opções grátis. E a primeira dica que damos é: procure por cupons de desconto sempre! Isso vale principalmente quando for comprar um novo livro na Oreilly ou outras grandes editoras. Dependendo da época é possível tirar algo como 30 até 60% do preço cheio. O pai do Chris ficaria muito orgulhoso!

"Cupons, cupons e cupons!"



Cursos on line


Team Tree House  - https://teamtreehouse.com/
Das que eu experimentei, foi a empresa que conseguiu fazer os melhores exercícios dinâmicos (do tipo apresentar um código relacionado com o tema apresentado) com todo suporte de auto-complete, erros de compilação e dicas dinâmicas. Geralmente os cursos são muito bem interativos por causa dessa característica. O único problema é o preço e uma pegadinha do malandro. Há dois perfis: o básico(que custa 25 dólares ao mês) e o Pro(49). A pegadinha que alguns cursos você não pode ver a não ser que seja Pro. Só que isso meio que reflete uma linha de raciocínio: faço o grosso dos cursos no Basic e só em alguns poucos meses eu assino o Pro para matar os mais caros. Como comentado a pouco, não deixe de procurar por cupons de desconto que podem reduzir esses preços de forma substancial dependendo da época.

CodeSchool - codeschool.com
Criticada muitas vezes por causa dos bugs nos exercícios, é bem mais barata do que a Tree House. E os bugs não são tão graves assim. E também a qualidade e diversidade dos deles melhorou muito com o tempo. Outra mudança que ocorreu foi a possibilidade de suspensão dos cursos. Ah, e tem a interessante opção de compartilhar os badges que representam partes ou cursos concluídos, sendo possível compartilhar essa evolução até para recrutadores, inclusive pelo Linkedin. Falando nisso, praticamente todos os cursos aqui citados permitem fazer isso, o que acaba ajudando no recrutamento fora do país. 
Uma ideia dos cursos disponíveis pode ser visto em https://www.codeschool.com/courses . 

Talvez o melhor custo benefício das opções aqui listadas, mas ainda exigindo um investimento alto para o brasileiro médio(15 dólares mês, 180 anual). Tem a característica de ter a dinâmica vídeos + exercícios, mas esses não são dinâmicos como o Tree House e o CodeSchool, situação bem parecida da Alura. O que pesa neles é a quantidade absurda de cursos(670, sendo que alguns são bem curtos, mas...) e se optar pela assinatura anual, pode ganhar 5 livros por mês(a maioria da Packtpub pelo o visto). 

Safari Books da OReilly
Já há algum tempo a O'Reilly vem disponibilizando algo parecido como o Netflix dos livros técnicos. Há possibilidade de assinar durante um período o serviço que permite acesso a praticamente toda a produção da editora e as filiadas, inclusive em livros que ainda estão sendo desenvolvidos. E naturalmente há a opção de fazer o mesmo com os cursos em vídeos. O problema é que o acesso ao conteúdo termina no fim da mensalidade tirando uma certa quantidade de material que é dado ao assinante. Preços podem ser visto em  https://www.safaribooksonline.com/pricing/

coursera.org
Coursera é uma organização interessante. Na linha de fomentar a especialização via educação a distância, serve como plataforma para Universidades e institutos de renome pelo mundo. Só que como tudo nos EUA, fica muito bem claro que o dinheiro tem que vir de algum lugar. Assim alguns cursos são subsidiados por grandes empresas como a Google ou o governo dos EUA e outros países, já outros são pagos. Há pacotões que poderiam ser bem baratos em tempos normais, mas hoje pesam frete a uma conta de 110 dólares por um conjunto de cursos. Um exemplo é o pacotão de desenvolvimento Web usando novas arquiteturas. Só que há excelentes cursos grátis com direito a exercícios e notas a cada semana(normalmente os cursos duram 4 semanas). Vale a pena dar uma olhadinha em https://www.coursera.org/browse . Geralmente são em inglês, mas há em outras línguas também. Ah, e há em muitas outras áreas de conhecimento além da computação. Muitas mesmo!

Codecademy
E por fim, mas não por último, das não pagas, a melhor na minha opinião, não só pela qualidade dos exercícios, como na diversidade dos cursos. Nem todo o material está traduzido, já que o esforço é voluntário, mas sem dúvida me surpreendeu muito. Vale muito a pena visitar. 

E um bônus!
A editora Packtpub faz uma bondade já a algum tempo que é desconhecida por muitos. Ela todo o santo dia dá um livro do acervo dela para quem se registra no site deles. E o mesmo costuma estar com várias opções de formato de arquivo e não são só livros antigos. Há muita coisa boa e atual também. Visite a seção do site "Free Learning Forever" rolando o site ou pelo link https://www.packtpub.com/packt/offers/free-learning.


Bom, por enquanto essas são as dicas e fica o desejo de sucesso nessa literal nova aventura profissional! Qualquer dúvida ou mais dicas, por favor registrem nos comentários abaixo. E até a próxima!


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário