Anúncio 1

Últimos Posts

Fica a dica: Ajude a tornar o Shenmue 3 uma realidade!

O destino de Shenmue está em nossas mãos!

Como já disse em um post anterior, um dos momentos mais marcantes para mim desta E3 de 2015 foi a revelação da campanha no Kickstarter para o desenvolvimento do aguardo terceiro capítulo da saga Shenmue. Depois de 14 anos do lançamento do último jogo, ainda para o saudoso Dreamcast, finalmente seu criador Yu Suzuki resolveu buscar o apoio para atender ao apelo dos seus fãs.

Para começar, segue um clipe feito por um fã que mostra várias cenas bacanas dos dois primeiros jogos (lembre-se que ele foi lançado há 14 anos):



E agora veja a revelação do jogo durante a conferência da Sony e a reação dos presentes:


Antes de requisitar sua ajuda, caro leitor, um pouco de contexto. Na época de lançamento do último console da Sega, a companhia precisava de uma "killer app" para ajudar a vender o hardware e a tirar a companhia do buraco onde se encontrava depois do fiasco do Saturn. O seu "guru" mais proeminente, Yu Suzuki, criador de sucessos como Hang On, Out Run, Space Harrier e Virtua Fighter, foi então recrutado para esta tarefa tão importante. Seu projeto de um "Virtua Fighter RPG", que estava sendo feito para o Saturn, foi inteiramente direcionado para a nova plataforma na forma de um jogo chamado Shenmue. A visão de Yu Suzuki era de criar um jogo de mundo aberto de livre exploração e com modo de combate semelhante ao da série Virtua Fighter, sucesso nos arcades da época. A história de fundo nos convidava a ajudar um jovem em sua busca de vingança contra um misterioso homem que matou seu pai.

Um projeto tão ambicioso demandou grande investimento financeiro para uma já combalida Sega e ajudou a afundar a companhia. A ideia era tão nova que a empresa não sabia como vender o jogo e teve que lançar uma demo intitulada "O que é Shenmue" para tentar atrair os jogadores. Por ser tão inovador, o jogo não possuía referências e acabou cometendo erros que comprometeram sua recepção para o público menos "hardcore" que não conseguia superar essas dificuldades em nome da experiência única que ele proporcionava. Com a morte do Dreamcast, o segundo capítulo da série, apesar de muito superior ao primeiro, teve lançamento ofuscado e nem chegou a ter uma versão para os Estados Unidos. A saga de 11 capítulos foi então engavetada pela Sega e o fato da companhia, que agora só faz jogos, nunca ter recuperado seu sucesso anterior, só tornou o sonho de ver a história terminada algo muito mais distante.

Mas foi então que a Sony, em sua conferência da E3 deste ano, resolveu deixar público seu apoio ao projeto de tornar Shenmue 3 uma realidade e anunciou a campanha Kickstarter para o jogo. Além de pegar todos de surpresa, isso também ajudou o jogo a bater o recorde de campanha a atingir 1 milhão de dólares mais rapidamente. Atualmente são pensadas versões de Shenmue 3 para PC e Playstation 4.

Os dois primeiros jogos figuram facilmente na minha lista de melhores de todos os tempos, principalmente o segundo, que conseguiu corrigir algumas falhas do primeiro e melhorar muitos aspectos. Estes jogos ajudaram a criar a visão de mundo aberto para os games e trouxeram inovações (como os QTE - Quick Time Events) que até hoje são padrões na indústria de games.

Eu poderia ficar aqui escrevendo muito mais para tentar convencer você a ajudar, mas talvez a forma mais efetiva de fazer isso é mostrar a paixão que os fãs da saga possuem por esses jogos. Durante a transmissão "ao vivo" da E3 pela equipe da Gametrailers, um de seus apresentadores teve uma reação bem fervorosa no momento da revelação do projeto do Shenmue 3:


Por isso decidi fazer minha parte e criar um post para divulgar essa campanha. É o mínimo que posso oferecer para ajudar a tornar realidade este antigo sonho. Cabe a você decidir se também quer participar deste projeto:

Clique aqui para participar!

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital) 

Nenhum comentário