Anúncio 1

Últimos Posts

Momento Nostalgia: O cinema na minha infância

Algum desses posters traz boas lembranças? É hora de abrir o baú!

Hoje me considero um cinéfilo, mas não tenho dúvidas que essa paixão teve início na minha infância. Além de ter sido presenteado com a "época áurea" da Sessão da Tarde na década de 80 (veja neste post aqui), desde criança tive a chance de ir várias vezes ao cinema para experimentar a magia dos filmes da forma como ela deve ser aproveitada.

Em uma época em que os filmes nacionais faziam muito mais sucesso nos cinemas, quem dominava a cena eram as aventuras dos Trapalhões e da Xuxa. As bilheterias eram tão significativas que, até hoje, a lista dos filmes brasileiros com as maiores arrecadações de todos os tempos ainda tem vários exemplares nacionais da década de 80. Claro que os blockbusters hollywoodianos também atraíam o público nacional, mas ainda assim não conseguiam atrair tanto público quanto os filmes nacionais, talvez pela ajuda do público infantil que adorava ver seus ídolos na telona.

A situação atual do cinema brasileiro é bem diferente. Com a popularização da internet e a facilidade dos downloads piratas, é possível encontrar os filmes nos camelôs antes mesmo deles estrearem nos cinemas. Isso, aliado com o alto preço dos ingressos, acaba afastando o público que só continua significativo nos finais de semana. Na época da minha infância, sem internet, você tinha que esperar muito tempo até que o filme fosse lançado em VHS e o cinema acabava sendo a solução para os mais ansiosos.

De qualquer forma, sempre fui um frequentador constante das salas de cinema. Na minha adolescência fui várias vezes, sozinho ou com os colegas, para assistir a grandes filmes. Isso sempre foi um dos meus lazeres favoritos e guardo em minha memória muitos momentos e experiências mágicas que tive. Até hoje me lembro do primeiro filme que assisti com minha esposa (na época, namorada): O Conde de Monte Cristo (2002). Também ficou marcada em minha mente a experiência fantástica e surpreendente que tive ao ir com meu irmão mais velho para assistir a um filme que nem tinha ouvido falar e que achava se tratar de apenas mais um filme de ação: Matrix. Ah que saudade da época em que ia para o cinema sem assistir nenhum trailer! ;)

Mas chega de sentimentalismo, vou fechar o post com a minha famosa lista "Top 5" com os filmes que mais me marcaram no cinema em minha infância. Fique à vontade para comentar as escolhas e também compartilhar a sua lista, lembrando que não é uma lista de "melhores filmes", mas sim de filmes assistidos no cinema e que te marcaram quando criança.

1) Batman (1989)



O filme que provou que as adaptações de quadrinhos poderiam ser "realistas" foi um grande sucesso de bilheteria mundial e aqui no Brasil não foi diferente. Me lembro de ter que pegar uma grande fila na entrada do cinema e dos arrepios na cena inicial do filme, com o tema de Elfman e a câmera andando pelo símbolo do homem-morcego até revelá-lo de forma magistral. Não é à toa que até hoje sou um grande fã deste filme e prefiro ele às adaptações de Nolan (polêmica!!!!).

2) De Volta para o Futuro 2 (1989)



Não escondo de ninguém que o meu filme favorito é De Volta para o Futuro. Quando, durante uma viagem em que estávamos em Natal (RN), tive a chance de ir ao cinema para assistir à continuação desse grande sucesso, foi uma experiência mágica. Me lembro dos meus irmãos felizes e ansiosos quando chegamos no shopping para ver o filme e a felicidade de todos quando saímos satisfeitos da sala de cinema. Ah, e claro, eu pedi para minha mãe me dar uma hoverboard de presente natal.

3) Rambo III (1988)



Quem nunca assistiu a uma sessão de cinema sem ter a idade suficiente? Pois é, um dia meu primo mais velho me levou para assistir ao terceiro capítulo da saga do Rambo. Ele inclusive teve que ler as legendas pra mim porque ainda não dava conta. Lembro que fiquei um pouco chocado com a violência (para a época, era um filme violento), mas não consegui esconder a empolgação e obviamente que fiquei vários dias depois repetindo as cenas com meus bonecos do Rambo.

4) Os Trapalhões e a Árvore da Juventude (1991)



Atire a primeira pedra quem nasceu na minha época e nunca assistiu e se divertiu com um filme dos Trapalhões. Por mais que eles fossem figura constante na Sessão da Tarde, todos ficavam curiosos para assistir à mais nova aventura deles. Mesmo sem contar com a carismática figura de Zacarias (já falecido na época), o filme me marcou por ser o último filme dos Trapalhões que assisti no cinema.

5) 007 - Permissão para Matar (1989)



Meu pai sempre foi fã dos filmes do agente secreto mais charmoso do cinema, 007. Interpretado por Timothy Dalton nesta fase, até hoje me lembro do dia em que fomos ao cinema para ver este filme. Em uma época em que você podia assistir quantas vezes quisesse, chegamos no final de uma sessão e precisamos ficar em pé para esperar um lugar. Mas o bom foi que pude ver duas vezes uma das cenas mais iradas de ação nas telonas: o 007 coloca uma carreta para antar sobre as rodas de apenas um lado para desviar de um lança foguetes! Truco!!!

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário