Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da Vez:O conto da Princesa Kaguya(2013)

Filme de menininha? Desenhinho japonês? Ou uma obra de arte para todos? Confira no review abaixo!

Garantimos que nesse filme não há Kame hame ha.


Nota imdb: 8.1
Título original: Kaguyahime no monogatari
Ano de Lançamento: 2013
Diretor: Isao Takahata
Script:Isao Takahata basicamente
Estrelas:Na versão americana(Chloe Grace Moretz, James Caan, Mary Steenburgen, entre outros) e na versão original (Aki Asakura, Yukiji Asaoka, Takeo Chii, entre outros)
Sinopse: Um velho catador de bambus um dia se depara com uma estranha luz e de lá se destaca um broto de bambu que desabrocha. No centro há uma minúscula princesa. Sem saber muito o que fazer, ele a leva para casa e decide criá-la como uma real princesa.

Ok. Isso definitivamente não parece uma história que me animaria. Só que as aparências enganam. A princesa não só cresce extremamente rápido, mas também sua interação com o mundo e seus pais. E há vários arquétipos. Não só da cultura japonesa (nota: o filme na verdade é uma adaptação de um popular conto japonês “O catador de bambus” (tradução tosca minha) que depois evoluiu para o conto da Princesa Kaguya ou Princesa Esplendor), o que já definitivamente faz que você vá atrás desse filme. Porém ele vai muito mais além.

O casal provinciano e já velhinho que ganha a graça de uma criança, a decisão do pai em criá-la como uma princesa, a relação dela com a terra e vida simples do interior, o choque os novos costumes, as expectativas de todos e menos dela, o desfecho emocionante, tudo isso faz desse filme uma experiência fascinante! E que obra de arte!

Alguns se perguntariam qual a graça na técnica de animação, mas, na minha opinião de leigo, a brincadeira é desenvolver personagens clássicos, tais quais como você tantas vezes vê nas antigas pinturas e teatro japoneses, traços simples e complexos dependendo da situação e um lirismo(ok, é muito “tênis verde” essa palavra mas…:)) como no momento que ela foge pela primeira vez,  tudo isso em um jogo dentro de conjunto possível de opções, demonstrando genialidade no simples e clássico, às vezes recorrendo ao moderno e elegante.

O filme concorreu ao Oscar de Melhor Animação e perdeu para Operação Big Hero. Bom, o Oscar é um prêmio da Indústria do Cinema. Enfim… Aliás é o segundo ano seguido que Isao concorre ao Oscar. No ano passado ele concorreu com excelente Vidas ao Vento que ainda vamos comentar aqui no Blog.

Resumindo, mega recomendamos a busca desse filme que tem uma história muito bonita, linda execução e final que me surpreendeu. É possível comprá-lo tanto na Amazon americana ou esperar a reestreia que está prevista para 23 de abril de 2015. O que vocês acharam do filme? Alguma observação especial? Por favor sintam-se à vontade nos comentários.

PS:Eu preferi ver em japonês pela expressão deles... Muito bom! :P

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)






Nenhum comentário