Anúncio 1

Últimos Posts

Fica a Dica:Risk - Plants vs. Zombies

A transposição do celebrado jogo de estratégica para um jogo de tabuleiro foi bem sucedida? Descubra na postagem a seguir

Como diria o clássico filme:"Miolos!!!!"

Todo mundo tem uma história triste de algum jogo mais tenso de War. O jogo de estratégia que aqui no Brasil ficou famoso por até terminar amizades e quiçá até casamento na verdade foi uma adaptação/cópia de um jogo mais complexo, e para ser franco, mais justo chamado Risk. Ele é mais justo já que como há vários objetivos disponíveis, o jogador não precisa perseguir um determinado oponente da cor x, por exemplo(o que acaba gerando aquele comportamento onde a pessoa nem olha o objetivo: ela só pensa em eliminar uma pessoa do jogo e nada mais). Assim o jogo fica menos pessoal e acredito que as pessoas se divirtam mais (jogo mais rápido e com o mesmo número de relacionamentos do começo da partida).

Bom, mas voltando ao Plants vs. Zombies, versão Risk, na verdade você paga um jogo e ganha dois.

No lado principal do tabuleiro há uma configuração no estilo de outras variações do Risk, curiosamente no formato de um cérebro, onde uma série de territórios, que fazem parte de regiões, os quais dão bonificações pelo controle dessas até o inicio da rodada. O jogo acaba quando qualquer um dos jogadores completar 3 objetivos, sendo que não é possível declarar a conclusão de mais de um objetivo por jogada. Nessa configuração de tabuleiro, como em outros jogos da série Risk, há dois cenários iniciais de disposições de recursos, posição de peças e anões de jardim.  Esse último elemento é um dos pontos mais curiosos do jogo: para que não haja já um ataque entre os dois oponentes (infelizmente o jogo é para apenas dois jogadores) há a presença dos curiosos anões de jardim dividindo o tabuleiro. Inicialmente todos os jogadores irão tentar controlar algum território que pertencem aos anões que por sua vez não atacam, apenas se defendendo como fosse um terceiro jogador, ou seja, quando um jogador atacar um conjunto de anões, o outro jogador deve jogar os dados representando os anões. E curiosamente nunca a pessoa vai conseguir ser tão eficiente, nem mesmo em um ataque direto ao outro jogador. É impressionante como os anões tem sorte, para delírio do seu oponente! :P

Outro elemento curioso desse jogo são os terrenos com neblina (fog) que limitam a força de ataque(você só pode atacar com dois dados e não três como uma região normal, refletindo-se também na movimentação de "tropas" a apenas dois elementos), tornando-se territórios naturalmente mais problemáticos.

Há um conjunto de 8 objetivos abertos que ficam no canto superior do jogo, o que acaba tornando o jogo mais dinâmico(realmente concluímos o jogo em menos de 90 minutos, o que é um absurdo de rápido frente à um jogo de War), assim como também permite as famosas "fintas" estratégicas: a ilusão de perseguir um objetivo quando se está quase concluindo um ou dois outros. Nessa modalidade ainda há a mais a possibilidade de upgrades que podem mudar totalmente o jogo para um jogador momentaneamente acuado.

Já o verso do tabuleiro, há uma versão por turno praticamente idêntico ao jogo presente nos celulares e videogames, onde há um conjunto de 30 peças para as plantas e o mesmo numero para os zumbis. As plantas não se movem e podem na sua rodada, a cada dado com o número 6, resultar em um tiro que penaliza um elemento zumbi. Conforme os zumbis vão avançando e encontrando uma planta, há um combate, o qual pode permitir que um deles venha até a porta da casa, permitindo a vitória dos "cinzas". Por outro lado, o objetivo das plantas é matar todos os zumbis, tal como a sua versão eletrônica. 
A bateria do seu celular acabou? Temos uma solução para isso...

Como infelizmente esse jogo ainda não chegou ao Brasil, quem sabe a Galápagos faça uma versão “brazuca” do mesmo, apesar de custar apenas 29.99 dólares lá, realmente o frete seria proibitivo senão houvesse uma promoção no ThinkGeek de frete grátis para qualquer lugar do mundo. Inclua na conta a taxa de desembaraço das grandes transportadoras e os 60% de imposto do nosso maravilhoso governo. Acredito que o jogo realmente vale a experiência, principalmente para os fãs da série.

No futuro faremos mais analises de jogos de tabuleiro. Até lá!

Nenhum comentário