Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez: Superman II - A versão de Richard Donner


Nota imdb: 7,9 (até o dia da postagem):  (IMDB)
Título original: Superman II
Ano de Lançamento: 2006
Diretor: Richard Donner
Estrelas: Gene Hackman, Christopher Reeve, Marlon Brando
Sinopse: Superman aceita sacrificar seus poderes para se casar com Lois Lane, sem saber que três criminosos Kryptonianos foram sem querer soltos por ele e estão prestes a dominar o planeta Terra.

Os cinéfilos de plantão e os fãs do homem de aço devem conhecer bem esta história. Richard Donner, o diretor do primeiro filme, tinha na verdade um script para uma grande história do Superman com duas partes e chegou inclusive a filmar muitas cenas do segundo filme em conjunto com as do primeiro. Ele precisou porém interromper as filmagens para terminar a produção e lançar a primeira parte nos cinemas. Apesar do sucesso, um posterior desentendimento do diretor com os produtores resultou no seu afastamento do projeto e na entrada de um novo diretor, Richard Lester. Este último filmou novas cenas e juntou à parte do material já filmado para formar a versão original do filme que foi aos cinemas em 1980. Porém, no começo dos anos 2000, um grande movimento iniciado na internet ganhou força e levou o estúdio a trabalhar para lançar uma nova versão do filme, respeitando a visão que Donner tinha para o personagem. Acabei de por as mãos no meu box de Blu-Rays do Superman e a primeira coisa que fiz foi assistir a este "novo Superman II". Deixe-me tentar convencer o caro leitor a fazer o mesmo.

Em um mini documentário presente no disco é explicado o imenso trabalho necessário para resgatar mais de 6 toneladas de filme arquivado, catalogá-lo, restaurá-lo e depois ainda finalizar efeitos especiais e sonoros para montar o filme e deixá-lo o mais próximo possível do que Donner pretendia fazer. Ainda foi preciso manter várias cenas filmadas por Lester, mas pelo menos 80% do filme foi montado com material filmado por Donner (se consideramos que algumas cenas de Donner foram aproveitadas por Lester). Os efeitos especiais foram realizados de forma a não destoar com a época e manter o mesmo estilo visual do material original. A participação de Donner neste processo, mesmo que relutante e limitada, ajudou nesta tarefa de tentar montar o filme da forma que inicialmente havia planejado.

Apesar da história ser praticamente a mesma, mostrando Superman abrindo mão de seus poderes para ficar com Lois enquanto três criminosos de Krypton chegam na Terra para escravizar a raça humana, podemos dizer que o filme é bem diferente da versão dos cinemas. E o mais importante é dizer que, na minha opinião, o filme mudou para melhor (basta ver as notas do IMDB para a versão antiga e para a nova versão para notar que muita gente pensa desta forma). Sente-se uma maior continuidade com o primeiro em razão de uma significativa mudança no tom da película. Toda a sequência inicial é mudada, assim como o final e importantes momentos no meio do filme. Para os fãs do falecido Christopher Reeve, a oportunidade de ver cenas inéditas do ator interpretando seu personagem mais famoso já constituem um motivo suficiente para assistir a esta versão.

Talvez uma das mudanças mais significativas seja a presença de Marlon Brando. Retirado da versão dos cinemas por desavenças financeiras, seu retorno engrandece o filme e ajuda a transformá-lo em uma continuação mais próxima do primeiro. Isso inclusive ajuda a explicar muitas coisas mostradas antes e que ficaram soltas quando ele foi removido.

Com tudo isso, espero ter conseguido pelo menos instigar a curiosidade de quem ainda não viu esta versão de 2006 do filme. Para os fãs do personagem ou para quem gostou do primeiro filme, é praticamente obrigatório. Depois de fazer isso, e levando em consideração as continuações desastrosas que a série teve, resta sonhar com uma realidade alternativa onde Donner tivesse continuado na série e feito novos filmes do Superman que respeitassem o legado deste magnífico personagem e o talento de Christoper Reeve, aquele que nos fez acreditar que um homem poderia voar.

Nenhum comentário