Anúncio 1

Últimos Posts

Série da vez: Extrapolations - Um Futuro Inquietante (2023)

 

Apesar do elenco de estrelas e da alta qualidade de produção, a falta de foco e a narrativa confusa comprometem o desenvolvimento dos personagens e o resultado final 

                                                                                                                                             

Nota IMDb: 6,0 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Extrapolations
Criador: Scott Z. Burns
Estrelas: Kit Harington, Sienna Miller, Diane Lane, Edward Norton, Meryl Streep, Forest Whitaker, Tobey Maguire
Sinopse: Uma história inesperada de como as próximas mudanças em nosso planeta afetarão o amor, a fé, o trabalho e a família em escala pessoal e humana.
Crítica: Michael

A questão do aquecimento global é algo bastante polêmico e tem gerado grandes discussões nos últimos anos. Alguns acreditam que estamos chegando a um ponto sem retorno, onde o futuro que nos aguarda irá significar nossa extinção, enquanto outros acham que isso não passa de uma conspiração para evitar o desenvolvimento. Independentemente do que acreditamos, o fato é que esse tema é muito rico e ainda será bastante explorado em adaptações de filmes e séries. Esta nova minissérie original da AppleTV+ tenta fazer isso com um super elenco e uma qualidade de produção que pode rivalizar com os filmes de Hollywood, mas o resultado final deixa a desejar devido à falta de foco e a algumas decisões narrativas questionáveis.

O seriado mostra um futuro onde a humanidade falhou em reduzir as emissões de carbono e precisa lidar com as consequências devastadoras que isso trouxe ao meio ambiente e, consequentemente, à vida humana. Os oito episódios ocorrem em momentos temporais distintos que vão de 2037 a 2070, sendo que eles são levemente conectados por conta de uma história de fundo central, onde as grandes corporações manipulam os governos e conseguem assumir o controle das decisões em nome do lucro. Alguns personagens aparecem em mais de um episódio, mas não existe um foco específico, e isso compromete o desenvolvimento de arcos que sejam mais significativos ou impactantes, já que a ideia parece ter sido trazer em cada episódio uma história diferente que tenta focar em um aspecto humano que foi afetado pela mudança climática. E, mesmo que isso seja compreensível, também traz uma confusão sobre qual é o real objetivo da série, já que ela não consegue se aprofundar em nenhum dos temas levantados nem na questão central do clima. Talvez essa falta de foco tenha sido uma consequência da necessidade de retratar diferentes pontos temporais, mesmo que a velocidade dos impactos ambientais tenha sido acelerada, mas o fato é que a forma escolhida pelo roteirista subtraiu do resultado final em termos artísticos.

E não é por falta de elenco que a série sofre, pois temos um verdadeiro desfile de talentos e rostos famosos de Hollywood. Talvez pela oportunidade de falar de algo tão relevante, a série conseguiu arrebanhar nomes como Meryl Streep, Edward Norton, Sienna Miller, Forest Whitaker, Tobey Maguire, entre outros. No entanto, como mencionado antes, a falta de continuidade narrativa dos personagens faz com que o tempo de tela de cada um deles seja bem restrito, assim como a oportunidade para desenvolver suas motivações e gerar identificação com o espectador. Acabamos, então, com aparições que funcionam muito mais como participações especiais do que como atuações marcantes.

Ainda assim, mesmo com o gosto final de oportunidade perdida, temos alguns pontos interessantes levantados, mesmo que superficialmente, que geram reflexões relevantes sobre a complicada relação entre a questão ambiental e a necessidade humana de consumir. Isso sem falar do elenco luxuoso e da alta qualidade de produção apresentada, que não deve em nada às grandes produções de Hollywood. Quem se interessar pelo tema deve dar uma chance e explorar uma das possibilidades de um futuro realmente inquietante.

Disponível na Apple TV+ neste link

Lembrando que você pode nos contatar através do email mexidodigital@gmail.com ou deixar seu comentário abaixo

Nenhum comentário