Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez: O Homem Ideal (2021)

     

Um ótimo filme alemão que explora uma premissa interessante e levanta questões importantes sobre o tema

                                                                                                                 

Nota IMDb: 7,1 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Ich bin dein Mensch
Ano de Lançamento: 2021
Diretor: Maria Schrader
Estrelas: Maren Eggert, Dan Stevens, Sandra Hüller
Sinopse: Para obter fundos de pesquisa para seus estudos, uma cientista aceita uma oferta para participar de uma experiência extraordinária: durante três semanas, ela deve viver com um robô humanoide, criado para fazê-la feliz.
Crítica: Michael

Os avanços tecnológicos têm proporcionado grandes mudanças na vida das pessoas e a ficção sempre foi um palco fértil para explorar as possibilidades que o futuro pode trazer. Com os robôs ficando cada vez mais comuns e com os avanços em inteligência artificial, claro que existe o questionamento se um dia chegaremos ao ponto de ter um humanoide que pode ser passar por uma pessoa. Este interessante filme alemão que foi a escolha do país para o Oscar de 2022 explora uma possível aplicação para este tipo de avanço: robôs que são feitos sob medida para ser o companheiro perfeito para uma pessoa. Com ótimas interpretações da dupla de protagonistas e com interessantes pontos levantados sobre esta questão polêmica, este filme é uma ótima pedida para os que desejam explorar o assunto.

A trama mostra uma mulher de meia idade que é uma pesquisadora e que, em troca de financiamento para um de seus projetos, aceita participar de um experimento de viver três semanas com um robô humanoide feito sob medida baseado em seus gostos. Com tropeços no início, o relacionamento dos dois vai evoluindo a partir do momento em que ambos conseguem conhecer mais um do outro e evoluir para superar as barreiras que se apresentam. 

Em primeiro lugar é preciso dizer que, apesar da temática de ficção científica, este filme está mais para uma mistura de romance com drama que tem uma pegada mais independente e que não vai gastar nenhum tempo tentando explicar as tecnicalidades envolvidas nesta premissa. E, tendo em vista sua clara limitação orçamentária, trata-se de uma decisão muita acertada. Ao invés disso, ele decide explorar as implicações que uma avanço desses teria na sociedade e na forma que as pessoas se relacionam. A protagonista é uma pessoa extremamente resistente à novidade e isso proporciona momentos muito interessantes de discussão sobre estes tópicos. Questões éticas e culturais também são levantadas e até mesmo uma avaliação do que realmente nos torna humanos e o quanto uma máquina poderia ser considera como uma pessoa de verdade. Ainda que o desfecho tenha sido um pouco enigmático em relação ao destino da protagonista e de seu companheiro robô, a trama consegue fechar bem todos os pontos levantados que se propôs a discutir.

E como disse antes, a dupla de protagonistas é um dos destaques do filme. O talentoso Dan Stevens, que infelizmente não tem recebido tantas chances no cinema, mostra mais uma vez grande desenvoltura e convence no papel de um robô quase humano, mas que ainda possui trejeitos robóticos e uma certa frieza no seu olhar contemplativo e vago. Destaque também pelo fato dele falar alemão muito bem durante todo o filme. Uma agradável surpresa é a ótima performance de Maren Eggert como a protagonista que mostra grande resistência no início e depois vai se abrindo à ideia de se relacionar com uma máquina. Ela consegue criar uma figura bastante humana e complexa, fugindo dos clichês que geralmente vemos neste tipo de filme.

O resultado é então extremamente positivo principalmente considerando as limitações do filme em termos de produção e orçamento. Mesmo com sua cara de filme independente, ele consegue explorar muita bem essa temática da tecnologia mudando nossa forma de viver e até de se relacionar e muitas das questões envolvidas nisso. Vale também pela performance da dupla de protagonistas e sua entrega aos papéis.

Até o dia da postagem, o filme está disponível no Amazon Prime Video

Lembrando que você pode nos contatar através do email mexidodigital@gmail.com ou deixar seu comentário abaixo

Nenhum comentário