Anúncio 1

Últimos Posts

Documentário da vez: A Spy in the FBI (2021)

   

Um documentário que traz detalhes (até demais) sobre o caso de espionagem mais danoso ao serviço secreto americano

                                                                                                                      

Nota IMDb: 6,7 (até o dia da postagem) (IMDb)
Ano de lançamento: 2021
Título original: A Spy in the FBI
Diretor: Jenny Chung
Crítica: Michael

Não é nenhuma novidade que existem espiões dentro das agências governamentais dos principais países do mundo, assim como também é evidente que o alvo principal dos espiões são os Estados Unidos devido ao seu poderio bélico e político na atual conjuntura mundial. Imagine então o dano que um espião pode causar quando ele é um dos agentes com acesso quase total a informações classificadas da inteligência americana. Pode parecer ficção, mas é verdade. E o seu nome é Robert Hanssen, o espião que mais causou danos ao serviço secreto americano com a divulgação de segredos para a União Soviética e depois para os russos. Este documentário traz esta história em grandes detalhes, talvez até demais.

Neste especial de TV em formato documental, vemos a história de Robert Hanssen, um dos agentes do FBI que ajudou a formar a organização e que tinha acesso quase completo a seus sistemas e operações, mas que foi pego e condenado como espião após ter sido descoberto que ele vendeu informações por mais de vinte anos para a União Soviética e depois para a Rússia. Assunto de vários livros, esta história é recheada de detalhes perturbadores que mostram como sua infância problemática gerou uma personalidade que precisava se afirmar para o pai e também se sentir no controle enquanto experimentava uma vida de agente duplo e "super espião", inclusive detalhando suas aventuras extra conjugais. Isso explica como um cidadão americano e agente secreto resolveu por conta própria vender segredos para os russos com a certeza de que nunca seria pego por estar por dentro de todas as operações do FBI. Porém, seu enorme ego foi no fim a causa de sua caída e o que levou a ele ser descoberto, investigado e preso em uma operação que chocou os Estados Unidos pela quantidade de informações que ele revelou e pelo enorme dano que isso causou, além é claro do dano causado para a sua família.

O documentário usa de entrevistas com vários envolvidos e amigos de "Bob", além de jornalistas especialistas no assunto de espionagem. Porém, ele acaba se estendendo além da conta e trazendo mais detalhes do que seria necessário, principalmente se considerando o quão famoso é este caso. A duração é de cerca de uma hora e meia, mas poderia facilmente ser reduzida para uma hora. Chega ao ponto de repetir várias vezes as mesmas imagens e cenas de fundo, o que certamente soa como preguiça. Ainda assim, para os que tiverem paciência, a quantidade de informação em uma só fonte acaba ajudando a formar o que parece ser um retrato completo da personalidade doentia de Hanssen e das suas motivações por trás de um crime tão grave.

Desta maneira, temos aqui um documentário que, apesar de um tanto obscuro e longo, acaba sendo talvez a fonte definitiva de informação sobre o caso de Robert Hanssen. Através dele é possível ter uma dimensão do dano causado por ele pela divulgação de informações ultra secretas como, por exemplo, o plano do governo dos EUA de como reagir a uma ataque nuclear. Certamente este é um dos casos de espionagem mais impressionantes de todos os tempos.

Lembrando que você pode nos contatar através do email mexidodigital@gmail.com ou deixar seu comentário abaixo

Nenhum comentário