Anúncio 1

Últimos Posts

No NetFlix: O Mar da Tranquilidade (Primeira temporada)

Uma série que surpreende com sua produção caprichada e premissa interessante apesar de algumas limitações
                                                                                                                                                                  

Nota IMDb: 6,9 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: The Silent Sea
Criadores: Park Eun-kyo,Choi Hang-yong
Estrelas: Bae Doona, Gong Yoo, Joon Lee
Crítica: Michael

A presença de produções coreanas no NetFlix tem crescido bastante ultimamente, mas na maioria dos casos temos séries no estilo de "novelas" com foco em romance. Por conta disso, fiquei bastante surpreso ao saber desta série 'O Mar da Tranquilidade', uma produção original de ficção científica com um premissa bem interessante. Com uma produção muito boa e um elenco competente esta série consegue deixar sua marca no gênero, apesar das claras limitações nos efeitos e de um final anticlimático. 

A série mostra um futuro indeterminado onde a Terra ficou praticamente sem água e a distribuição desse raro recurso causa conflitos políticos e sociais. Neste cenário, uma missão da Coréia de Sul para uma base deles na Lua procura ajudar a encontrar uma solução ao resgatar amostras de um pesquisa secreta que estava sendo feita. A equipe é formada por pessoas de diferentes especialidades, incluindo uma astrobióloga que perdeu a irmã mais velha em um acidente nesta base que matou todos os seus tripulantes. Ao chegar na base, eles começam a descobrir que a verdade de tudo o que aconteceu na base lunar é bem diferente da que foram informados e precisarão superar várias dificuldades para cumprir sua missão e sair vivos dali.

Logo de cara fica evidente que a série teve limitações orçamentárias para desenvolver os efeitos digitais que estão bem abaixo do que se vê hoje em dia no gênero. Algumas coisas também não ficam bem explicadas e fogem um pouco da realidade, como a capacidade para construir uma base tão grande na Lua cheia de áreas secretas enquanto eles ainda dependem de meios tradicionais de propulsão para viajar ao espaço. Isso sem falar do fato de a Coreia do Sul ter se transformado em uma potência tão grande em termos de tecnologia espacial. Ainda assim, ela compensa isso com uma produção caprichada nos cenários e figurinos e também com o desenvolvimento da trama que alterna bem o suspense com o drama e a ação. Porém, do meio para o fim a história dá umas tropeçadas e algumas escolhas feitas no final comprometem o seu desfecho, deixando alguns buracos em um término bem anticlimático. 

Em termos de elenco, em geral temos uma atuação competente dos escolhidos, com destaque para Bae Doona como a astrobióloga e para Gong Yoo como o capitão e líder da missão. O resto consegue cumprir bem o seu papel, apesar das partes de humor não funcionarem muito e de termos algumas atuações mais caricatas do que o esperado.

Apesar de deixar algumas pontas para uma possível segunda temporada, creio que elas não sejam suficiente para justificar uma continuação e é melhor encarar isto como uma minissérie. Estamos longe de ter aqui algo revolucionário ou digno da primeira prateleira no gênero, mas de qualquer forma esta série consegue entreter com sua produção elevada e premissa interessante. Os fãs de ficção científica têm uma boa alternativa que surpreende ao colocar a Coréia do Sul como uma inesperada fonte de conteúdo de qualidade para o gênero. 

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário