Anúncio 1

Últimos Posts

Série da vez: Cenas de Um Casamento (2021)

Uma visão depressiva do casamento

                                                                                                                                           

Nota IMDb: 8,1 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Scenes from a Marriage
Criadores: Hagai Levi
Estrelas: Jessica Chastain, Oscar Isaac, Sophia Kopera
Crítica: Michael

Apesar de não ser fã dos filmes tradicionais sobre casamento que tratam o assunto como um conto de fadas, mesmo após dezessete anos de casado eu costumo ter uma visão positiva sobre o tema e sou daqueles românticos que acreditam em uma união que pode durar para sempre e gerar crescimento para o casal. Se você pensa da mesma forma, dificilmente irá gostar desta mini série que é uma "refilmagem" de um clássico de 1974 de mesmo nome dirigido por Ingmar Bergman. Mas se você quer uma visão depressiva do casamento com duas pessoas imaturas e que mesmo após causar tanto sofrimento mútuo não crescem e terminam pior do que começaram, esta série da HBO Max é uma ótima pedida.

A trama é dividida em cinco episódios e conta a história de uma casal que após vários anos juntos e de já terem uma filha, passam por um momento traumático. Isso faz com que a esposa repense o relacionamento e, após se apaixonar por outra pessoa, decida simplesmente deixar o marido e a filha. A partir daí vemos uma espiral de decisões erradas por ambos e o casal alterna momentos de ódio e atração que quase nunca fazem sentido. Talvez isso seja proposital e sirva para mostrar um lado mais humano e imperfeito, mas o fato de não vermos amadurecimento na jornada dos protagonistas é frustrante e muitas vezes deprimente. E em uma época de pandemia em que estamos buscando uma visão mais positiva das coisas, este seriado pode surtir um efeito muito ruim no espectador. Outra coisa que incomoda é a forma que temas como infidelidade e traição são tratados com naturalidade e como se fosse algo inerente de qualquer relação.

O seriado retrata quase que exclusivamente o casal e desta forma temos tempo de sobra com Oscar Isaac e Jessica Chastain nos papéis principais. Eles mostram mais uma vez seu enorme talento e conseguem trazer muita veracidade e dramaticidade em todos os momentos, mesmo com a escolha de "quebrar a ilusão" e mostrar alguns bastidores das filmagens antes ou depois dos episódios. Os dois se entregam totalmente aos papéis e proporcionam alguns momentos bem explícitos e que transformam o seriado em algo exclusivo para adultos.

Enfim, talvez seja o fato da temática e da forma escolhida para tratá-la não ter batido com minhas crenças e valores, mas este seriado me desagradou profundamente com sua visão pessimista e depressiva do casamento. A alta nota no IMDb talvez prove que eu sou a minoria ou então que o casamento como instituição familiar anda em baixa, mas não consigo recomendar algo que não acrescente em nada e não gere reflexão alguma além de um modelo de como não se portar em um relacionamento. 

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

2 comentários:

  1. Obrigado pela sinceridade! Também não curto essas visões pessimistas. Pode ser uma obra bem feita e tal, mas o que precisamos é de algo que nos encoraje e não o que nos afunde ainda mais que essa maldita pandemia.
    Lembro de ter visto filmes assim, que não acrescentaram em nada.

    ResponderExcluir