Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez:What Drive Us(2021)

O que uma minivan significa para a uma banda de rock? Como ela é uma quase onipresença nas grandes bandas? E como é parte fundamental da forja de um grande grupo? E o como ela ajuda a percorrer parte da história do rock? Essas e muitas outras perguntas nesse interessante documentário, na crítica abaixo

Um filme sobre vans fazendo rock e mesmo assim não é um road movie


Nota IMDb: 7,4 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: What Drive Us
Ano de Lançamento: 2021
Diretor: Dave Grohl(que tem uma grande experiencia em clips)
Estrelas: Ringo Starr, Slash, Pai Smear, St. Vicent, Steven Tyler, Flea, The Edge, Ben Harper, Brian Johnson e outras estrelas.
Crítica: Dissonantbr

Agora há algum tempo atrás (2007), depois que a sua banda que foi formada com um anuncio em uma escola/faculdade faz o primeiro show com sucesso e mais algumas apresentações, no jogo Rock Band, você sabia que era outro nível quando finalmente comprava uma van. Para muitas bandas do mundo real, inclusive a grande maioria das grandes, foi lá que o grupo ganhou musculatura ou simplesmente acabou: nas turnês. Era nessa fase que a banda aprendia com o público e as bandas mudavam a vida de muita gente.

E aí brilha esse documentário organizado por Dave Grohl entrevistando integrantes de grandes bandas como The Beatles, U2, AC/DC, Aerosmith, Metallica, Red Hot Chili Peppers, Black Flag, L7, X entre outras, o documentário fala sobre o que era a rotina, sonhos, limitações, frustrações, perigosos, assim como virtudes da vida rock and roll . A difícil tarefa de conviver em um espaço pequeno por 2,3,4 meses de cidade em cidade, às vezes entre países, o que poderia ser visto como uma espécie de punição por uma série de sacrifícios, significava um motor para vida de muitas pessoas.

E claro, nem tudo eram flores. Há alguns detalhes, digamos, nojentos, mas é o que também é o rock que muitos perguntam se morreu ou só esta agonizando(e esse tema foi capa de várias edições da antiga Bizz...:P), assunto que também entra na baila. Vícios, problemas psicológicos, insights e apenas nostalgia são desligados aqui sem fazer que o filme se sinta arrastado. 

Claro, há polêmica, como a relação com a imprensa, a forma de consumo da música, a falta ou o preço de fazer shows, ausências(muitas, mas também tem que se compreender a tarefa difícil de fazer algo desse tipo em meio a uma pandemia), opções polêmicas e algumas bem claras... Tudo isso faz um filme que teria tudo para ser chapa branca(é um pouquinho para ser sincero), porém é bem mais divertido e educativo, não só para os jovens. E como diz um entrevistado, um jatinho fretado tem um começo em uma pequena van muitas vezes. E praticamente todo mundo que chega ao sucesso tem a característica de tocar com amor. Enfim como uma grande música falava, que pode ter faltado por problemas de licença, It's a Long Way to the Top(If You Wanna Rock 'N' Roll)... Disponível na Amazon Prime Video. 

E um bônus é o audiobook e agora livro das aventuras de um jovem de Brasília tentando ser um astro do rock "Como Ser um Rockstar" do Guga Mafra. Vale conferir



Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)





Nenhum comentário