Anúncio 1

Últimos Posts

Jogo da Vez:Valheim(versão 2021)

Contrariando o bom senso de investir horas em um jogo que ainda não está oficialmente acabado, Valheim surpreende e diverte muito mais do que vários jogos mais famosos e chamados de AAA. Confira o porquê, com dicas diversas, o que esperar no futuro e até uma dica pra quem quer jogar algo bem parecido na crítica abaixo.

Nunca imaginei matar monstros ser tão divertido! :P

Depois de várias recomendações, tentei esse pequeno jogo indie bem com um pé atrás. Primeiro porque tecnicamente o jogo não estava finalizado. A versão que eu joguei teve 5 chefões sendo que há a previsão de 9. E isso, sim, eu sei, logo de cara me faria pensar mil vezes antes de investir horas e horas nele. Mas decidi confiar nas recomendações e fui muito bem recompensado.

Primeiro pelo preço camarada que na época paguei de 37 reais e pouquinho. Segundo por um cuidado com detalhes, surpresas, a muito boa experiência de jogar cooperativamente, até mesmo nos momentos de dificuldade, tudo isso em um nível que fazia tempo que eu não via, e de novo, em um joguinho indie feito por tão poucas pessoas. 

Quando o jogo começa você é introduzido à um companheiro em forma de corvo que fala sobre habilidades, dá sugestões, relembra atividades e charadas ao longo do jogo. Você nasce quase pelado e praticamente pode correr e se defender com os punhos. Mas não demora muito para você conseguir fazer um machado simples(pedra+madeira que você pode encontrar no chão), colher frutas(sempre você pode comer três tipos diferentes de alimentos e combiná-los mais a frente com porções mágicas) e a primeira coisa que eu recomendo é aprender a fazer um martelo de construção, coletar frutas, aprender os movimentos de ataque, defesa e fuga, assim como se orientar no mapa. Quando for fazer uma base, faça um telhado e construa uma bancada que permitirá que você conserte itens.  O ideal é conseguir fazer uma base perto do mar já que mais a frente você vai poder fazer um navio, usar essa base inicial como ponto de referência para voltar e melhora-la, assim como lugar para centralizar tudo que você encontra de valor ao longo do jogo.

Em geral onde você nasce você tem a floresta normal que o jogo chama de Prados. Nela você vai ter uma árvore chamada Bétula que só mais a frente você terá como derruba-la com o machado de bronze. Outro bioma muito comum é a Floresta Negra, onde você poderá encontrar mirtilo, bronze, estanho pinho(que tem um tipo de madeira importante chamada de Madeira de Lei) e uma plantinha chamada Abeto que vale a pena coletar para utiliza-la em uma fase mais a frente do jogo. Por fim, dependendo da situação você pode encontrar o Pântano e/ou a Montanha. No início, explore bastante o Prado, derrote o primeiro Chefão que permitirá você fazer uma picareta e aí avance sobre a Floresta Negra tomando cuidado principalmente a noite onde há mais atividade dos monstros. Ah, e se puder, desligue ou diminua os detalhes do jogo que vão permitir você encontrar itens muito mais fácil sem a grama atrapalhando. ;)

Colete muito cobre, de preferencia fazendo uma mini base perto das minas de cobre. Todos minerais você precisa da picareta e ela sofre dano, mas você pode sempre recupera-la na bancada. Estanho você encontrará perto das margens marítimas e principalmente rios. E aí vai a minha primeira grande dica: sempre marque tudo que é relevante no mapa(você pode dar zoon in e out usando as teclas "<" e ">" do teclado). É na floresta negra que você encontra dungeons, labirintos perigosos com uma pedra especial vermelha que vai permitir uma mão na roda: portais. E aí, para não virar um manual de como jogar, mas sim deixar algumas poucas dicas para se divertir, ficam mais algumas poucas dicas abaixo.

A primeira é que você pode levar tudo que está carregando para um outro mundo. Pode ser um mundo de um colega, como inclusive você pode criar outro mundo(digamos "temporário") onde é possível construir uma pequena base e ficar levando itens de um para o outro. E o leitor vai ficar se perguntando a vantagem além de poder devastar dois mundos. Na verdade os criadores fizeram uma limitação para aumentar a dificuldade que é que certos elementos você não pode levar em um portal(lembrando que é bom você convencionar o nome do portal com o objetivo dele já que além de ser bem mais fácil de você lembrar(é que o nome tem que ser exatamente igual na origem(provavelmente sua base principal) e o destino). Isso significa viagens perigosas marítimas, com direito a monstros marinhos, ataques de mosquitos assassinos(o pior tipo de monstro definitivamente!!!), longas caminhadas e muito, muito tempo de transporte. Tudo isso pode ser reduzido se você pegar o que não pode ser levado, sair do seu mundo, ir para o outro, aguardar, e voltar ao seu mundo original, atravessar o portal e por fim voltar ao mundo "temporário" e por fim voltar ao mundo original. Se não faz sentido agora, acredite, mais a frente do jogo vai fazer. 

Outra dica é investir na bancada de construção e suas melhorias. A mesma coisa vale para a Forja. E para isso é bom ter espaço na sua construção. Eu sou muito ruim em construção de bases e um amigo meu me ajudou muito e ficou show. Coisa fina, tipo GNT Viking! :P hehehehe Aí pude ir fazendo os melhoramentos e por sua vezes destravando as melhorias nas armas e roupa. 

E por fim uma dica que é meio que uma forma de roubar, é possível ter uma boa ideia do mapa do mundo, recursos importantes e até os chefões usando um site chamado Valheim Map que pode ser visto aqui. A única coisa que você vai precisar é o chamado "seed" que é a identificação do seu mapa no jogo. É interessante para você ir atrás do mercador que dá um item que permite você aumentar a sua força e poder levar muito mais peso. Isso aí é uma senhora mão na roda.

Resumindo, é um jogo simples, divertido, misto de Assassin's  Creed Valhalla com Minecraft e merece toda a fama que tem. Divertido de jogar sozinho, mas muito melhor de ir de galera. Aliás sempre que possível, leve algum item que você não usa mais para um coleguinha que está começando que vai ajudá-lo muito. E para quem já zerou, há um outro jogo que promete algo bem próximo chamado Tribes of Midgard que tá para estrear dia 27 de julho. A página na Steam é essa aqui


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário