Anúncio 1

Últimos Posts

Viajando na maionese:O Porque o Lançamento do Demo II da SpaceX é tão importante

Em meio à crise pandêmica, um novo capítulo rumo a Lua vai acontecer nesse dia 27 com a volta do transporte de americanos ao espaço. Confira o porquê disso ser um momento importante para todos nós.

A famosa estréia dos vôos comerciais


Lá em 8 de julho de 2011, acabou uma era espacial com a aposentadoria dos chamados ônibus espaciais, que tiveram uma contribuição importante para a presença efetiva da órbita terrestre, viabilizando a Estação Espacial Internacional, assim como realizarem operações complexas como o os consertos que o Hubble sofreu. A crise de 2004 e principalmente de 2008, assim como os dois acidentes zelaram o destino do programa. E um fato simbólico volta a ter importância agora: nessa última missão, uma bandeira americana foi levada a estação e só voltaria no próximo voo que tivesse origem no EUA. Abaixo há o vídeo desse momento histórico que tive a sorte de presencial ao vivo(e foi uma aventura e tanto). Mesmo em um dia nublado ela mostrou toda a sua majestade.


Só que a NASA tinha um plano. Depois da famosa comissão que chegou a conclusão que o EUA não poderia ficar pegando carona com a Rússia e teria que ter um acesso ao espaço como visão prática da sua soberania, chegaram a conclusão que era mais barato e rápido incentivar a inciativa como principal força no processo de volta ao espaço, invertendo o que se tinha visto até então.

Daí varias empresas ficaram interessadas como a Blue Origin da Amazon de Jeff Bezos, a Virgin Galactic de Richard Branson, que estava mais focada inicialmente no turismo espacial, gigantes tradicionais do campo como Northrop, mas destacando-se Boeing com seu módulo Starliner, a United Alliance com o seu Delta IV Heavy e a SpaceX de Elon Musk com o seu reutilizável Falcon 9. Para deixar a coisa mais interessante ainda, recentemente o governo americano aprovou e já está em execução o plano de voltar a Lua com o programa Artemis, principalmente motivado pela expansão agressiva em resultados do programa espacial chinês. A Nasa, que não é boba, acabou fazendo uma série de fases e classificou a Boeing com a Starliner, mesmo com o seu problema de software no último teste, e a SpaceX para não ficar dependente em apenas uma empresa.

E é nesse dia 27 de maio quando se reinicia o programa espacial tripulado americano do mesmo mistico lugar de onde saiu a Apollo 11, tendo como estrela a cápsula Crew Dragon que passou por uma série de testes de segurança com dois astronautas experientes , programada para ser lançada as 17:33 no horário de Brasília. Uma excelente FAQ foi feita pelo pessoal do Space Today no link abaixo. E eles também vão transmitir. Não deixem de ver! E sorte a todos nós nessa nova aventura.



FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário