Livro da Vez:A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil - Becky Chambers
Quer uma indicação de livro de ficção científica, inteligente, surpreendente e até polêmico? Não é a toa que ganhou vários prêmios e deu inicio a uma trilogia que vai acabar indo parar no cinema. Confira o porquê e mais detalhes na crítica abaixo
Uma pequena pérola da cultura nerd! |
Se você gosta de livros de ficção já deve ter se perguntado de algo novo além dos clássicos, além do excelente A Chegada ou algo não tão doido como O problema dos três corpos. E na dúvida, seguindo aquela história de que os livros escolhem de certa forma a gente, coloquei ficção científica na busca dentro da Amazon. E dei uma senhora sorte de encontrar esse livro.
Lançado por Kickstarter, conseguiu uma excelente crítica especializada, assim como indicações para o Arthuc C. Clarke Award e o Hugo Award. Melhor do que isso, uma excelente resposta de público. O porquê é a construção de um universo muito coeso, surpreendente, envolto em um história com boas surpresas, ainda que comece até devagar.
A história é sobre uma humana contratada para arrumar a burocracia de uma nave chamada Andarilha responsável por fazer Caminhos de Minhoca , com uma tripulação composta por várias raças, onde a Humanidade participa da Comunidade Galática meio que como "café com leite" depois de ter passado por maus momentos. E a autora brilha em desconstruir clichês, imaginar conflitos entre diferentes raças, assim como refletir sobre problemas bem humanos. E ainda tem espaço para ousadias e excelentes boas perguntas sobre amor, o que é vida, ambições, medos e solidão. Fãs de Star Trek não vão sair decepcionados aqui.
Da trilogia, que já saiu e foi muito bem nos EUA, aqui no Brasil, em 2020 ainda não teve o terceiro e último livro lançado. Mas já li o segundo e em breve vou comentar sobre o mesmo também, já que merece sem dúvida, porém até o momento é um excelente investimento de tempo e energia se lançar nessa aventura e torço para que algum diretor, e principalmente um excelente produtor, se apaixone por essa história e adapte com carinho para a telona.
Resumindo, ainda que com um começo um pouco lento, esse muito bem escrito livro vale a sua atenção, seja nerd ou não, apelando para o clichê, "um ar de frescor" nesse sofrido gênero castigado também por Hollywood. Ainda que eu tenha lamentado inicialmente muito por não ter a versão digital, me surpreendi mais uma vez com o incrível acabamento da Darkside que fez um maravilhoso livrinho físico. Excelente dica para esses dias de confinamento espacial! Disponível nas grandes lojas, ou aqui também.
Crítica: Dissonant
Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)
Nenhum comentário