Anúncio 1

Últimos Posts

Filme de Natal: Esqueceram de Mim (1990)

Um filme clássico de Natal que marcou uma geração
                                                                                                                                             
Nota IMDb: 7,6 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Home Alone
Ano de Lançamento: 1990
Diretor: Chris Columbus
Estrelas:  Macaulay Culkin, Joe Pesci, Daniel Stern
Sinopse: Quando o levado Kevin McCallister, de oito anos de idade, não se comporta na noite anterior de uma viagem da família para Paris, sua mãe o faz dormir no sótão, e ele deseja que sua família não estivesse em casa. Após os McCallisters irem para o aeroporto sem Kevin, que acorda e acredita que o seu desejo de não ter família se tornou realidade, ele percebe que dois vigaristas planejam roubar a residência. Sozinho, ele precisa proteger a casa da família destes atrapalhados ladrões.
Crítica: Michael

Recentemente eu assisti a uma série documental sobre curiosidades de filmes clássicos e um dos episódios era justamente sobre este filme. Sem dúvidas trata-se de um filme que marcou época e que ainda ressoa com o público em geral por sua mensagem simples contada de uma forma extremamente divertida. Além disso, é um excelente filme que se passa no Natal e uma ótima pedida para esta época, por isso ele é a escolha deste ano para o nosso filme natalino.

Acredito que a maioria dos adultos que, como eu, já passaram dos trinta, deva ter assistido a este clássico. Estrelado pelo ator mirim Macaulay Culkin no auge da sua fofura em 1990, ele conta a história de um menino que é acidentalmente esquecido em casa na véspera do Natal e precisa não só sobreviver, mas também defender seu lar de dois bandidos que estão tentando assaltá-lo. Escrito pelo "mestre dos anos 80" John Hughes e dirigido pelo talentoso Chris Columbus (que posteriormente trouxe às telonas a série Harry Potter), este filme tem uma história simples e recheada de humor que, além de oferecer uma explicação aceitável para a família deixar a criança em casa, ainda traz também uma mensagem bem interessante sobre o que é mais importante no Natal. Claro que há muitas partes que exigem um salto de fé, principalmente na confrontação do menino com os bandidos, mas atire a primeira pedra quem nunca tentou fazer uma dessas armadilhas em casa. E se o tom em alguns momentos chega a ser meio pastelão, vale lembrar que é basicamente um filme para crianças (isso mesmo, há algum tempo atrás nem todos os filmes infantis eram animações) e que também consegue divertir os adultos que se permitem desfrutar. O fato é que ele fez um sucesso estrondoso na época e ainda tem público cativo sempre que é reexibido e consegue atingir até esta nova geração, o que certamente é testamento de sua qualidade.

E grande parte dessa qualidade, além da história, está em seu elenco. Claro que a grande estrela é mesmo Culkin e ele esbanja talento e carisma no filme que marcou sua carreira (talvez até demais). Impossível imaginar outra criança neste papel. Além disso, temos também uma dupla de bandidos com uma química humorística fantástica com Joe Pesci se segurando para não falar palavrões e Daniel Stern e suas caretas impagáveis. Isso sem falar da participação especialíssima do saudoso mestre da comédia John Candy que, pasmem, fez isso de favor e recebeu menos que o menino que interpretou o entregador de pizza.

Além de tudo isso já mencionado, o que torna este filme digno de ser revisto nesta época é a sua mensagem a respeito do Natal. Em uma data em que muitas vezes estamos apenas pensando nos presentes e comidas, ele nos traz à mente o fato de que o que importa mesmo é estarmos juntos com a nossa família e amigos para aproveitar o momento e celebrarmos o nascimento de Cristo enquanto aprendemos a lidar com nossas diferenças. E dentro deste espírito de fraternidade, desejamos um Feliz Natal para todos!

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário