Anúncio 1

Últimos Posts

Série da vez:O Código Bill Gates(2019)

Redenção? Em uma mini série de 3 episódios, revisamos a história da Microsoft, as influências, frustrações e sonhos de uma pessoa fundamental na computação pessoal e seu empenho na filantropia.


GPF para o povo velho...:)))



Nota IMDb: 8,2 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Inside Bill's Brain: Decoding Bill Gates
Criadores:  Alex Bueermann
Estrelas:   Melissa Gates, Bill Gates(e suas irmãs), entre outras estrelas.
Crítica: Dissonantbr


É estranho observar um documentário de uma das pessoas mais controversas da computação pessoal e não ter sentimentos...contraditórios. Primeiro pela empresa que tem seus méritos, mas também seus crimes. E que inclusive alguns são citados na série, como o problema do monopólio. Mas anos se passaram, a industria mudou e inclusive pessoas morreram e Bill teve uma nova ideia de objetivo de vida.

O grande mérito da obra, mesmo sendo claramente chapa branca, é tentat entender como se comportava e o que motivava o velho Bill. E resumindo, sem fazer spoilers, ele é viciado em problemas. Agora que a Microsoft chegou em um ponto consolidado, em vez de se aposentar de tudo, se dedica ao trabalho humanitário e incentiva inovações que podem melhorar a vida na Terra não só de ricos, mas especialmente de pobres.

Os mais críticos vão falar que tal qual a computação, muitas soluções dele não conseguem resistir a realidade, contudo não deixa de ser inspirador uma pessoa absurdamente bilionária realmente se dedicar tanto dinheiro e energia em problemas que ele não teria teoricamente obrigação nenhuma. Um exemplo é o famoso problema do sanitário, assim como o programa de vacinação contra polio e outras doenças(ironicamente essas voltaram em grande parte por causa dos anti-vacina, fenômeno forte em países ricos por motivos extramente idiotas, desculpe-me a sinceridade).

Vale conhecer também a formação, sua família, seus amigos de infância e enorme influência, apesar de nem sempre calma, da sua mãe na vida dele e da cidade onde ele morou. Não duvido alguém fazer uma HQ onde o Batman era o jovem Bill...:))) De repente fica a ideia aí.

Resumindo, realmente é um documentário que supera o interesse apenas do pessoal da informática, peca como biografia mais independente, só que dá um leve raspão no mundo de objetivos da organização(um dos projetos mais legais é uma bateria antiaérea contra...mosquitos) que essa personalidade quer tornar em fundamental para um futuro melhor. Vale sem dúvida conhecer.

PS:A abertura em DOS poderia ter sido mais fiel e criativa... Crítica de quem teve um PC XT....
PS/2:Ah, momento mor de treta no filme é a citação da briga com Paul Allen por causa do livro Inovadores. Essa história é longa....




Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário