Anúncio 1

Últimos Posts

Primeiras Impressões:Novo Kindle PaperWhite 32 Gb 10a geração

Temos mais um integrante da família Kindle na área, com mais oportunidades de espaço(8 e 32 Gigas). O que isso realmente significa? E vale a pena trocar o que eu tenho por um novo? Essas e outras informações no review abaixo.


Uma agradável experiência de unboxing


Sou usuário do Kindle desde das primeiras versões, inclusive tentando o antigo Kindle DX que era o único que além do tamanho, topava o desafio de visualizar PDF(coisa que ainda é sofrível até hoje meio que por má vontade mesmo. Mas calma que há opções de atenuar esse problema, nem que seja no Caliber). E um problema que eu tinha, que eu sei que é também de organização, era a falta de espaço crônica. Os 3 gigas e pouco da versão anterior do Paperwhite pode fazer que você opte por alguns livros que vão definitivamente ficar na nuvem ou no fundo do HD. Versões mais caras como Oasis se aventuraram em também oferecer mais espaço, mas à preços poucos convidativos. Contudo, uma pergunta para o leitor que chegou aqui.

Antes de tudo, por que comprar um Kindle se temos tablets? Bom, há bons motivos para isso. Primeiro é um interessante estudo, lá de 2014, sobre retenção da informação da informação lida em um tablet frente a de um ebook reader que usa e-ink(que é muito parecida com o papel), sendo que o último se saí melhor, pelo mesmo motivo de que a leitura impressa é melhor do que a leitura em monitor quanto a esse quesito(sorry natureza!). Maiores informações nessa reportagem aqui. Outro motivo, que realmente não mudou ao longo dos modelos de proposito é ser um aparelho que serve apenas para leitura e com o menor número de distrações possível. E por fim, a bateria que continua sendo excelente.

Contudo, mesmo na versão mais nova e maior, o PDF patina feio, deixando a maior vocação do aparelho com todo esse espaço, no Brasil, economicamente inviável: audiobooks. O serviço Audible também da Amazon tem uma salgada taxa de 14,95 dólares por mês, o que para o brasileiro é beeeeem puxadinho. Por isso torcer por uma adaptação para a realidade local seria um sonho em um mercado que infelizmente encolheu ainda mais no ano passado em 11%, de acordo com essa recente reportagem. E  ironicamente, todo esse espaço provou que toda a minha coleção caberia na versão de 8 GB. :(

Ainda sobre o novo aparelho, quatro coisas se destacam. A primeira é a iluminação que mudou e é mais uniforme de fato. Tanto que na parte inferior da tela, perto do símbolo Kindle, há mais luzes frente a versão anterior. Mais uma característica foi que ele de fato é mais magro que a versão anterior como pode ser visto abaixo. Outra característica é a cor da tela que perde o tom sépia para um levemente azulado, o que é mais agradável para leitura. E por fim há um espécie de vidro, o que testei involuntariamente a durabilidade em uma queda... Da dúvida vale comprar a capinha sem dúvida. Também ajuda o fato de ser mais a prova d`água, mas melhor não testar isso, certo?

A versão anterior parece bem mais gordinha frente a nova

Por fim, em questão de velocidade, um problema que acaba afetando em algum momento todos os usuários desse maravilhoso aparelho, dá impressão de ser maior, porém nada tão significativo, ainda que a maior resolução, agora 300 pixels por polegada frente a versão normal de 167 tenha adicionado uma maior carga de processamento. Ah, uma dica de ouro falando nisso: arrumando minha biblioteca no novo aparelho abri vários exemplares. Depois disso percebi uma queda de desempenho, que resolvi reiniciando o aparelho para liberar a memória. No meu caso melhorou o tempo de resposta, podendo ser o seu caso. É surpreendente o quão raro acontece um boot pela estabilidade e durabilidade da bateria.


Resumindo, continua valendo a pena, ainda que a versão de 32 gigas seja desnecessária para boa parte do público, a não ser que se aventure em audiobooks. Já os que tem a versão anterior, a não ser que sejam pessoas que tem a possibilidade de contato com água frequentes na atividade de leitura(ou chuvas involuntárias, huahuaha), não justifica ainda a troca. 

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário