Anúncio 1

Últimos Posts

Primeiras Impressões:Chernobyl(mini série da HBO - 2019)

Misto de terror tecnológico e burocrático, é uma grande série sobre um dos maiores desastres feitos pelo homem na História, incluindo Guerras... Confira as primeiras impressões na crítica abaixo

Às vezes a realidade é bem assustadora


Nota IMDb: 9,5 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Chernobyl
Ano de Lançamento: 2019
Roterista:  Craig Mazin(roterista de comédias como Se Beber, Não Case! Parte II e III, Todo Mundo em Pânico II e III, Uma Ladra Sem Limites, o novo As Panteras, e O caçador e a Rainha do Gelo, entre outras obras)
Estrelas: Jared Harris(Valery Legasov), Stellan Skarsgård(Boris Shcherbina), Paul Ritter(Anatoly Dyatlov), Jessie Buckley(Lyudmilla Ignatenko), Adam Nagaitis(Vasily Ignatenko), Emily Watson(Ulana Khomyuk), David Dencik(Michail Gorbatchev), entre outras estrelas
Sinopse: Depois de uma falha catastrófica em um teste de rotina em um dos reatores, toda uma série de eventos mostram o quão fatal um processo burocrático pode ser quase se fala em algo tão sério como energia nuclear.
Crítica: dissonantbr

Eu sei que nós brasileiros estamos com a vida tão tranquila que fica difícil convidar para ver uma série de 5 episódios sobre o mais grave acidente nuclear da história humana, mas há bons motivos para faze-lo. E tudo vai mais além das participações na cultura pop como filmes de terror,documentários de lugares onde não se deve ir, ou como cenário de jogos de computador. Primeiro pelo excelente elenco, cuidado técnico (o primeiro capítulo foi praticamente a representação literal de todos os detalhes que conhecemos até então do que ocorreu pelos documentos oficiais, ainda que o diretor tenha dito que criou uma ou outras personagem e os diálogos não necessariamente representam a versão oficial, naturalmente), e um alerta atual até hoje. 

Porque há dois enganos muito comuns com relação a série. O primeiro é que é uma propaganda anti-energia nuclear. Na verdade não. É como alertam vários especialistas: de fato é uma forma de energia que promete vários benefícios desde que dentro de extremamente restritos padrões de segurança. Aí o amigo leitor pode lembrar que parte das denúncias supostamente relacionadas ao Temer tem justamente o superfaturamento na área nuclear. O segundo erro é que é uma propaganda anti-soviética. Essa mais difícil de decompor, digamos que seja mais uma crítica à processo deturpado burocrático onde ninguém queria ser aquele que trás más noticias. Isso gerou desde do princípio uma série de problemas que só pioraram a situação até ela ser tão óbvia quanto umas das primeiras cenas da série: a negação de que toda a cúpula do reator tenha sido destruída não faz que o desastre seja menor. Só que, surpresa, isso pode acontecer em qualquer lugar. É só o medo de dizer a verdade no ambiente de trabalho para a possibilidade do desastre, soma de uma série de erros, dar as caras e cobrar seu preço.

E de novo, o amigo leitor se pergunta: e daí? O que isso tem a ver minha realidade? Primeiro porque temos duas usinas(quem sabe, três em décadas) que sofrem com o descaso governamental quase a um nível soviético. E segundo porque é uma aula de como não fazer uma cadeia de comando/cooperação técnica, o que sim pode ser espelhadas em situações, graças a Deus de menores repercussões.

Resumindo, vale ver não só pela sensação de terror tecnológico do primeiro episódio, a agonia de ver uma cadeia de comando com tanto medo da direção que as consequências quase não foram levadas em consideração e uma triste lembrança de quando falhas nas medidas de segurança cobraram segundo alguns mais de 4.000 vítimas diretas e indiretas do evento de acordo com um relatório da ONU de 2015, sendo que o Greenpeace calcula em 100 mil. E os efeitos só serão atenuados em provavelmente algo como 2000 anos e não apenas 30 como foi falado na época. 

Uma reportagem interessante falando desse e outros detalhes pode ser lida aqui. Outra boa referencia quanto o tema é o premiado livro Vozes de Thernóbil: Crônica do Futuro de Svetlana Aleksiévitch, com link na Amazon aqui. Vale conferir na HBO que está liberando um episódio toda a semana. E por fim, tem o mais novo filme do Santoro que tem a ver com o assunto com o trailer abaixo. Veja e reflita.


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário