Anúncio 1

Últimos Posts

Documentário da vez: Tesla (2016)

Um nome que merece reconhecimento cada vez que plugamos algo na tomada ou ligamos um interruptor
                                                         
Nota IMDb: 7,0 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: : Tesla
Ano de Lançamento: 2016
Diretor: David Grubin
Sinopse: Conheça Nikola Tesla, o engenheiro genial e inventor incansável cuja tecnologia revolucionou a era da eletricidade do século XX.
Link NetFlix (disponível até o dia da postagem): https://www.netflix.com/br/title/80991257

Hoje o nome Tesla está muito mais associado a carros elétricos e ao bilionário Elon Musk do que ao engenheiro e inventor genial ao qual pertence. Ainda que a homenagem seja justa e mais do que merecida, é preciso lembrar da pessoa e figura excêntrica de Nikola Tesla e da revolução que ele trouxe para a nossa era moderna. Para tanto, este documentário disponível no NetFlix é uma excelente oportunidade.

Os mais jovens podem não conhecer a obra de Tesla, mas se não fosse por ele, muito provavelmente o nosso atual estágio de evolução científica e tecnológica seria outro. Ele foi o responsável por tornar possível e viável a transmissão de energia elétrica alternada, que hoje abastece praticamente todos os lares do planeta. Cada vez que plugamos alguma coisa na tomada ou ligamos um interruptor, deveríamos agradecer a Tesla por sua genialidade.

Nascido no final do século XIX na que hoje é a Croácia, desde pequeno ele se fascinou com a eletricidade. Dotado de uma capacidade sobre-humana de abstração, ele teve extrema facilidade para seguir formação acadêmica em engenharia e correr atrás do seu sonho de revolucionar a ciência. Porém, sua vida foi cheia de obstáculos e após se mudar para os Estados Unidos para tentar trabalhar com seu ídolo Thomas Edison, ele sofre rejeição e chega a ter que trabalhar cavando buracos para instalações e a passar fome. Sua inocência para os negócios e desprendimento financeiro sempre foram seu calcanhar de Aquiles, mas ele acabou encontrando investidores que confiaram em suas ideias. Ele então conseguiu solucionar um dos principais problemas da física da época: inventar um motor de corrente alternada prático que, junto com outras patentes suas, formaria a base para o sistema de transmissão de energia moderno que iria revolucionar o planeta. Mas seu trabalho não parou por aí e ele criou dezenas de patentes que permitiram, inclusive, a invenção do rádio. Tanto que, tempo depois da invenção, ele acabou sendo considerado o inventor porque quem havia levado o crédito teria apenas usado as patentes de Tesla. Isso sem falar dos conceitos de lâmpadas fluorecentes, da famosa bobina de Tesla, dentre várias outras invenções.

Infelizmente, assim como acontece com grande parte dos gênios, sua excentricidade acabou sendo também a causa da sua decadência. Suas aspirações de revolucionar a ciência nunca diminuíram e ele acabou gastando rios de dinheiro de seus investidores em um sistema que prometia transmitir energia "sem fios" por grandes distâncias, mas que acabou sendo um completo fracasso. Além disso, sua insistência de que estava conseguindo enviar e receber sinais de marcianos também não ajudou sua já manchada reputação. Tanto que ele acabou sua vida repleto de dívidas e em completa pobreza e esquecimento.

Claro que nenhuma de suas excentricidades irão conseguir apagar a luz do seu gênio e o significado de suas contribuições para a história da ciência. Por tudo isso, este ótimo documentário disponível no NetFlix , contando toda sua biografia com entrevistas de especialistas e imagens de arquivos, é uma  ótima chance para prestar a devida homenagem a essa figura singular. Existem também informações da produção de um longa biográfico que será estrelado por Ethan Hawke no papel de Tesla, restando torcer para que seja algo digno de seu legado. Sem dúvidas uma das grandes mentes da humanidade e uma amostra do nosso potencial de desvendar os segredos da natureza e utilizá-los para o desenvolvimento coletivo.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário