Anúncio 1

Últimos Posts

No NetFlix:Legítmo Rei(2018)

Com toda pompa de grande filme, essa produção da NetFlix, retratando um momento importantíssimo da História Escocesa surpreende e decepciona em alguns momentos. E a importância nos dias de hoje para esse país. Compreenda o que esperar no review abaixo

Mudou a minha opinião sobre os Douglas...:)


Nota IMDb: 7,1 (até o dia da postagem) (IMDb)
Ano de Lançamento: 2018
Nome Original: Outlaw King
Diretor: David Mackenzie()
Estrelas:  Chris Pine(como o famoso Robert Bruce), Stephen Dillane(como o polêmico rei Eduardo I da Inglaterra), Rebecca Robin(como a corajosa rainha Margaret), Billy Howle(como o empolgado Eduardo, Principe de Wales), entre outras estrelas.
Sinopse: Consideradas como uma das mais interessante histórias da complicada relação da Inglaterra e a Escócia, logo depois de uma fracassada rebelião, problemas voltam a empurrar Robert para um ponto de quebra com o domínio inglês. Acompanhe essa história que daria fácil uma novela.



Já se vão bons anos desde de 1995 com a história nada acurada historicamente de William Wallace. E quem se lembra, digamos que ele não se deu muito bem no final. E é justamente daí que começa esse filme. Pós rebelião à Inglaterra, que não estava nada feliz com os custos de tal audácia anterior, a mesma colocou pesadas multas e impostos de recompensação aos escocês. O grande problema é que justamente a lã foi pesadamente tarifada, a grande fonte de renda do país... E claro que isso é a receita para criar mais conflitos(algo que alguém não aprendeu e repetiu na Primeira Guerra Mundial) que foram crescendo até resultar em vários conflitos com a população.

Só que tragédia nunca é completa, já que justamente quando havia uma disputa entre a casa de Robert Bruce e John III Comyn, que supostamente deveria haver uma arbitragem para quem teria o trono, a Inglaterra acaba designando outra pessoa para liderar o país enquanto a dívida era paga... Aí para resolver justamente os abusos dos ingleses, os principais lideres começaram a pensar em uma união para expulsar ou negociar melhores situações, havendo um encontro de Robert e seu rival, onde apesar das divergências sobre o que realmente aconteceu, apenas Bruce sai vivo. E pior, Bruce de alguma forma matou justamente em terreno santo, resultando na excomungação por parte do Papa, daí dando o nome em inglês de o Rei Fora da Lei(que é um nome muito mais legal, concordam?).

Pensando no filme, já se pode lamentar que não é uma mini-série e sim um filme só. Porque há material para 6 episódios fácil. Há uma série de coisas que são muito mal explicadas ou nem citadas que são importantes para época e afetam o entendimento/empatia do espectador. É tanto que Chris Pine que tem suas limitações é realmente prejudicado por não conseguir convencer tão bem como Rebecca Robin, dando uma impressão de cadê o rei que é tão especial assim. E que a rainha poderia ter tido mais espaço.

E sim, há um probleminha de ritmo que realmente só deixa o filme mais interessante ainda lá pelos 36 minutos... E de repente fica rápido demais... E cai em um marasmo de novo... Até a preparação do final... Que, surpresa, não é o final. Explico. Há a retratação da importante batalha de Loudoun Hill, onde em uma exploração muito boa de estratégia, um pouco de sorte e muita garra, há um ponto importante para a Escócia. Contudo, não é a batalha mais importante que foi justamente a Batalha de Bannockburn, contra o Eduardo II, que aí sim há o restabelecimento do Reino da Escócia. E por falta de tempo/dinheiro, não está presente no filme. Mais um motivo de poder ter sido uma boa série, ainda que com poucos episódios.

Ao contrário de alguns que falam sobre o nu frontal de Chris Pine, além da violência de alguns momentos, há sim muita coisa interessante nesse filme que espanta por momentos muito bem feitos, principalmente a batalha final. Contudo, vale lembrar também de detalhe que passa a brancas nuvens por muitos: é justamente quando a Escócia volta a representar a sua união ao Reino Unido, principalmente depois da decisão de sair da União Européia sem a devida consulta ao seu povo. Como se vê, entretenimento, economia e política se encontram sempre. Vale conferir, ainda que compreendendo suas limitações como obra.


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário