Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez: Uma Razão Para Viver (2017)

Um drama verídico sobre superação e apego à vida que traz uma mensagem positiva apesar do tema pesado
                                                                                                                                                                   
Nota IMDb: 7,1(até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Breathe
Ano de Lançamento: 2017
Diretor:  Andy Serkis
Estrelas:  Andrew Garfield, Claire Foy, Hugh Bonneville
Sinopse: Após ser diagnosticado com poliomelite, o jovem Robin fica confinado a uma cama. Contrariando a opinião dos médicos, ele e sua esposa decidem viver uma história de amor e aproveitar cada momento como se fosse o último.

Em muitos filmes, só de olhar o título você já consegue imaginar a temática e o gênero. Quando vi o nome "Uma Razão Para Viver" eu já pensei logo: "onde é o câncer?". De qualquer forma, por conta do ótima nota no IMDb e também de ter surgido um oportunidade com a minha esposa, resolvi dar uma chance. Para minha surpresa, o filme não só não é sobre câncer como também não tem uma pegada de drama mais triste, muito pelo contrário, trata-se de uma história verídica de superação e um belíssimo e inspirador exemplo de vida.

O roteiro mostra Robin, um jovem que logo depois de se casar e descobrir que vai ser pai, no início da década de 60, descobre que contraiu o vírus da poliomelite. A doença evolui rapidamente e ele logo fica confinado a uma cama e precisando de um respirador para sobreviver. Apesar de no início entrar em depressão e desistir de viver, com a ajuda de sua esposa e amigos ele encontra forças para seguir em frente. O grande motor por trás dessa mudança foi a possibilidade dele sair do hospital e ir para casa. Com a ajuda de uma amigo, ele então consegue uma cadeira com respirador e ganha "asas" para continuar vivendo. Pelo fato de ser uma história verídica, o filme tem um significado muito maior e, numa época em que os pacientes graves ficavam confinados no hospital e com expectativa de vida de meses, Robin consegue uma sobrevida de mais de duas décadas e até hoje é um exemplo de como a forma de encarar a doença, por mais grave que seja, tem influência nos seus sintomas e na sobrevida do paciente. Tudo isso é contado de uma forma bem leve e que foca muito mais nas conquistas e alegrias de Robin do que nas suas limitações, fazendo com que o filme se diferencie dos outros do gênero. Além disso, a produção de época é de primeira e a direção de Andy Serkis (o Gollum em pessoa!) é muito segura e tecnicamente perfeita.

O casal de protagonistas carrega o filme com louvor e Andrew Garfield mostra mais uma vez um enorme talento e consegue se expressar de maneira emocionante mesmo tendo que atuar com todo o corpo paralisado. A sua voz também é parte importante do personagem e ele acerta em cheio. Claire Foy, a talentosa atriz que brilhou na série "The Crown" do NetFlix, também está muito bem no papel da esposa de Robin e seus trejeitos britânicos ajudam muito na construção de uma personagem convincente.

Para quem está interessado em um drama verídico sobre superação e esperança, este filme é um prato cheio. Além de uma produção caprichada, temos boas atuações e uma mensagem bastante positiva apesar do tema pesado. Fica também a lição sobre o perigo da poliomelite e a importância da vacinação, mesmo considerando que nosso país não registra um caso há muito tempo, pois precisamos garantir que histórias como esta continuem apenas no campo da ficção.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário