Anúncio 1

Últimos Posts

Viajando na maionese:como você escolhe suas séries e jogos, os reviews e a industria de criação de conteúdo

Uma pequena reflexão sobre como escolhemos conteúdo, a relação com as críticas, a industria de produção de conteúdo e nossos dias atuais


Muitas vezes você só descobre que tá podre uma obra depois das primeiras mordidas

Como muitos já sabem, uma vez na minha casa houve uma herança de família, e não sei bem o porquê, sobrou um dinheirinho que o pessoal achou por bem comprar outra televisão em cores(sim, porque as preto em branco eram uma opção já carregada de preconceito, mas era uma opção). Aí um dia minha mãe me chamou para uma pequena reunião de família e me disse, de forma solene, que eu ia ganhar uma televisão no quarto. Quando isso? 1986! :) Ou seja, minha criada eletrônica, só minha.

Talvez já meio arrependida, lembro-me que ela disse: "Você é responsável pela qualidade da programação que você vê". Well, não foi muito difícil descobrir que na verdade havia figuras chamadas censores e juizes que bloqueavam e desbloqueavam o que poderia ver. Mesmo assim via TV Pirata, Jornal da Globo (que na época era mais perto das 23 do que 00), o começo da programação da Band, SBT até um certo horário do dia(na época só a Globo, nem todo dia, tinha programação transmitida 24 horas), o excelente programa Enigma da TV Cultura, etc...

Hoje em dia há um volume absurdo de conteúdo disponível. E melhor, a um custo de acesso cada vez menor(e olha que não estamos falando de pirataria. Aliás, curiosidade: lá fora, Canadá, EU, EUA e Austrália, e outros países desenvolvidos, a pirataria tem custado bem caro por presença da MPAA com multas bem,  mas bem mais caras do que serviços de streaming que dão acesso a mesma informação. Lá a coisa tem sido bem linha dura, desde de multas milionárias à de alguns milhares de dólares canadenses, ou perda de acesso a Internet na política dos três erros da UE). Se há tanto conteúdo assim, como fazer para filtrar o que queremos do que não seria um bom retorno para o investimento do nosso precioso tempo(=dinheiro)?

Well, como sempre, buscamos terceirizar algo que ou não fazemos também ou que tem um custo menor do que o benefício, daí vindo os benefícios da crítica. Recentemente tivemos uma polêmica de um certo diretor de Hollywood falando que o Rotten Tomatoes(que é um agregador de críticas de vários sites na Internet) estaria destruindo a boa industria do cinema com suas críticas que não refletiriam o valor das obras avaliadas, condenando franquias à extinção. 

Se pensarmos bem, parte da critica procede. Há sempre uma questão de incompatibilidade de gosto com um famoso crítico que eventualmente tenha sua opinião replicada, tornando-se "verdade". Vários cults do cinema caíram nessa classificação(aliás quero relembrar dois casos simples do Correio Brasiliense: Matrix (1) que era classificado como filme simplesmente mediano e Resgate do Soldado Ryan que foi classificado como violento demais, beirando a masoquismo). Porém também não raro vemos obras que simplesmente não deveriam ser feitas(pelo menos não daquele jeito!). E como isso ocorre? Muitas vezes culpa dos produtores(executivos ou não) que por terem o controle financeiro da produção se acham no direito de terem e realizarem péssimas ideias. Assim nada mais natural do que esses sites venham a reclamar disso. É como os pubs tivessem bloqueadores de sinal para evitar que os que já estivessem dentro não tivessem condições de alertar que a festa estava chata/vazia. E exigissem que as pessoas não pudessem dizer nada sobre isso. Simplesmente não faz sentido.

Outra parte do fenomeno vem de relações não muito claras/justas com o leitor de alguns sites. É natural termos opiniões diversas sobre um assunto. Contudo há casos que há um viés por algum objetivo(geralmente financeiro).  Um certo site que tem algo com ovos deu quase a pontuação máxima para Man of Steel e o mesmo tinha um anuncio na época do mesmo filme(só por curiosidade, o imdb dá 7,1 para esse mesmo filme). E falando nisso, não é raro se encontrar filme com grandes notas de gosto bem questionável. Nem sempre um grande número de críticas amadoras avaliam bem um filme.

E por fim, vale lembrar que a solução supostamente mais isenta que é o algoritmo de sugestão de obras(o grande "tchan" do NetFlix, aquele que fala que se você gostou de obra tal, deve gostar de filme blablabla) também pode(e provavelmente é) influenciado por um conjunto de diretivas da empresa. Assim como livrarias que dão destaque a determinados livros nas vitrines ou em pontos estratégicos da loja, alguns filmes são promovidos e tem qualidade/retorno bem duvidosos(fica o exercício para o leitor de vários exemplos...:))). 

Solução? Um bom conselho é confiar naquela preferência por determinado diretor de preferencia ou conselho de amigos(clubes de filmes hoje em dia tem uma nova interessante roupagem). No pior dos casos render um bom conflito de opiniões sobre a obra, naturalmente de forma amistosa. Notas muito baixas podem levar a uma constatação de que o filme errou feio ou simplesmente não foi bem compreendido. E concluindo, sempre faça a escolha crítica da indicação de grandes ou pequenos sites. Na pior das hipóteses, você saberá mais sobre si mesmo pela escolha e reflexão dos filmes escolhidos.  Tem alguma opinião diversa? Quer compartilhar? Comente aqui em baixo nos comentários. Em breve comentaremos sobre críticas de games! Até lá.


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário