Anúncio 1

Últimos Posts

Documentário da vez:Seremos história?(2016)

DiCaprio corre mundo...não atrás do Oscar, mas atrás das evidências e soluções para o Aquecimento Global


"Você já foi mais audacioso, senhor Obama..."


Nota imdb: 8,5 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Before the flood
Ano de Lançamento: 2016
Diretor: Fisher Stevens(do nosso querido Short Circuit(1 e 2), Awake e O Grande Hotel Budapeste)
Estrelas:   Frank Baxter, Eddie Albert, David Cameron, Bill Clinton, Katie Couric, Papa Francisco, Alejandro G. Iñárritu,  John McCain, Elon Musk, Bill Nye, Barack Obama, Lou Reed, Donal Trump, Marco Rubio, DiCaprio e outros.
Sinopse: Perante a polêmica se havia ou não o Aquecimento Global, Di Caprio passou dois anos viajando pelo mundo para documentar os problemas e as soluções para algo que pode condenar a nossa espécie.


Polêmico desde de sua concepção, esse documentário, financiado pelo National Geographic, e pensando desde o princípio para ser mostrado no YouTube, aproveitando a indicação de Leonardo DiCaprio para Mensageiro da Paz para as Mudanças Climáticas, tendo a ideia de mostrar por meio de imagens e especialistas uma resposta à acusação de que seriam essas mudanças provocadas por fatores maiores do que a ação humana, como atividade solar.

Como vantagens do documentário, além das excelentes imagens, há interessantes perguntas feitas. Algumas que o documentário sugere que não sabe precisar, humildemente, a resposta. E sim, ele começa com um clima apocalíptico, porém vai mais além disso. Fala não só de possibilidades de diagnósticos mais precisos sobre as mudanças, mas também de soluções que, outras vezes de forma sincera, não visam solucionar a situação, porém pelo menos diminuir a contribuição ao efeito estufa.

Ainda assim, o filme deixa bem claro: mudanças de consumo e comportamento. Essas são as maiores contribuições dos seres humanos para a solução do problema. E por fim, há outra coisa preto no branco: antes de dados científicos, a discussão é política. Pena ele falha em focar no debate nos EUA e não olhar como uma questão estratégica. Não é atoa que a Europa e EUA mudaram suas matrizes energéticas nos últimos anos. Problemas políticos nos produtores limitavam as opções dos respectivos governos. Outro ponto alto é a dica de economista importante republicano que afirma: os políticos não são, em geral, lideres, porém seguidores. Se a opinião pública  muda, eles acompanham. Verdade.

Como polemica, segundo o filme, como uma forma de acelerar a troca por fontes renováveis, o combustível poluente deve receber uma carga tributária maior. E empresas fariam uso dos chamados créditos de carbono, formas de contabilização e ações para diminuir a pegada de poluição das atividades das mesmas(e mais uma nova forma de especulação e riqueza para outros). E isso implica uma antiga discussão sobre o direito ou não das nações mais pobres poluírem ou partirem para a forma mais cara, contudo correta. E claro, tudo que será produzido custará mais caro, já que a fonte de energia custará mais do que antes.

Resumindo, mesmo em um tema polêmico quanto ao como, mas não muito quanto ao porquê, diria que é uma ótimo registro de onde estamos e o porquê. Pena que a NatGeo Brasil tinha o filme todo traduzido, e... foi removido. E no original não há as famosas opções de legendas. Uma pena mesmo. Vamos manter o trailer abaixo e o link em inglês. Torcendo quanto a importância de respeitar a iniciativa de acesso facilitado do público dessa obra.






Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário