Anúncio 1

Últimos Posts

Série da Vez:The Expanse(2015-)

No frio e extenso espaço sideral das séries de ficção científica, talvez tenhamos encontrado um sinal de inteligência. Confira no review abaixo essa nova série que promete boas aventurais espaciais!

"É uma segunda temporada que vejo a frente?"


Já há alguns anos atrás, lá no começo do The Big Bang Theory, Sheldon fala que ele estava ocupando assistindo a novela espacial dele, BattleStar Gallactica. Se destacando na época da carência que o público nerd ficou de uma boa ficção cientifica, era uma série que sofreu com problemas de orçamento e greve de diretores. E quando fazia alguns episódios memoráveis como o do Barão Vermelho ou da Manobra Adama, passa outros longos episódios em um drama dentro da nave para conseguirem fechar as contas. Aliás esse problema de gastar demais em séries de TV, notório exemplo foi a série "Roma" que estabeleceu um padrão que depois ia ser copiada em tantas outras, e principalmente Game of Thrones, mas que gastou tanto, mas tanto que houve um aporte e aposta de que os DVDs iriam ajudar a fechar as contas e haver outras temporadas(no final a série foi reduzida, porém com um sucesso bem viável).


E longos anos se passaram em tentativas bobas de séries que queriam fazer o que já se descobriu a tanto tempo na BBC: tentar fazer uma série para o público nerd e o mainstream geralmente resulta na frustração dos dois. E isso também vale para as séries de filmes. E foi lá, nos filmes, que foi se formando orientações de condução de histórias. Apenas recentemente, onde vimos uma evolução dos efeitos especiais, porém a preço razoáveis, mas principalmente, na evolução dos roteiros, respeitando mais a inteligência do público(sim, temos péssimos exemplos de quando isso não ocorreu...). Assim, seria possível fazer uma série old school de SyFy, porém com uma história instigante?



"So Gimme fuel, gimme fire, gimme that which I desire"


É o que muitos falam dessa nova série que vem ganhando elogios de crítica e público chamada The Expanse. Adaptada da aclamada série de livros de mesmo nome(a série é composta de três livros que são: Leviathan Wakes, Caliban's War e Abaddon's Gate de autoria de James S.A. Corey) vem chamando atenção por termos um futuro não tão distante do que vivemos e também não tão simples. Ambientada 200 anos no futuro, temos a Terra e a Lua governada pela ONU, Marte já terraplanada, porém militarizada e hostil a origem e um terceiro player que é a união de asteroides e luas. Em uma já praticamente desgastada relação, os três estão prestes a entrar em guerra e conspirações, surpresas e tentativas diplomáticas para manter a paz. E no meio de tudo isso temos um capitão com uma ética flexível talvez demais, uma herdeira desaparecida, uma descoberta que pode mudar todo hoje e o jogo do poder já em ação. E claro, há um pedido de ajuda de uma nave que aparenta estar abandonada... Alien feelings? Sim! :) Ou não... :) E sim, não é outra coincidência a presença forte do jogo político tal qual Game of Thrones. (Inclusive os produtores trabalharam no IronMan também) A série aliás é bem comparada com a obra de George R.R. Matin, mesmo porque parte do corpo criativo já trabalhou para o gordinho homicida.



E lembra o problema orçamentário? Ele aparece sim nos 10 primeiros episódios(e já temos a confirmação de uma segunda temporada com mais 13) nos efeitos práticos, porém nos efeitos computacionais justificam os milhões que fizeram essa ser a série mais cara do canal de TV a cabo Syfy. E sim, no elenco temos o senhor Justificeiro, Thomas Jane como o detetive Joe Miller, Steve Strait como o capitão que praticamente é um brasileiro, Cas Anvar como o "condutor" Alex Kamal,  Florence Faivre(a não sortuda), entre outras estrelas.

Resumindo, está aí uma série bem intencionada, com algumas limitações orçamentárias, mas que tenta ir além dos efeitos especiais(porém eles estão lá, principalmente nas batalhas), tentando nos levar a uma história de poder e sobrevivência no espaço sideral. Fica a recomendação(8,3 no imdb) e a torcida que ela não se perca no frio espaço das boas tentativas.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)


Nenhum comentário