Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez:O Regresso(2015)

Tenha dicas de sobrevivência com um esforçado candidato ao Oscar. Confira conosco o que achamos de O Regresso

"Eu tenho certeza que o meu Oscar está aqui em algum lugar. Posso senti-lo"


Nota imdb:
 8,2 (até o dia da postagem) (IMDb)

Título original: The Revenant
Ano de Lançamento: 2015
Diretor: Alejandro González Iñárritu
Roteristas: Mark L. Smith(screenplay), Alejandro González Iñárritu(roteiro)
Estrelas:  Leonardo DiCaprio(Hugh Glass), Tom Hardy(John Fitzgerald), Domhnall Gleeson(Capitão Andrew Henry, mas o General Hux lá do Star Wars novo), Will Poulter(lá do Maze Runner, agora o personagem Bridger), Forrest Goodluck(como o filho de Glass, Hawk)
Sinopse: Baseado em fatos reais, um guarda de fronteira(Glass) e seu grupo no jovem Estados Unidos, ainda com a presença de franceses, sofre um ataque dos índios, fazendo que seu grupo fuja rumo ao Forte mais próximo para buscar ajuda. No caminho Glass é atacado por uma ursa e uma história que beira a loucura acontece.


Com certeza visto como uma das grandes apostas para o Oscar, "O Regresso" pode não ser bem o que o espectador deseja. Muitas vezes vai ficar a dúvida se de fato tudo aquilo ocorreu. Ou muitos não estão nem aí para esse detalhe desde que o Di Caprio ganhe o prêmio. E no meio do caminho vai haver muito sangue. Mas a jornada pode ser melhor do que o destino.

Com paisagens fabulosas, esforço considerável de produção, e também do elenco, temos alguns fatos irrefutáveis. Como por exemplo, lindas paisagens e uma excelente fotografia. Na verdade tão boas que a Apple poderia passar décadas aproveitando algumas cenas como screensave ou tela de fundo. Só que queremos mais. E temos com uma engenharia de som excelente. A parte do ataque ao acampamento dá agonia pelas flechas e tiros voando pela sala de cinema. Porém, como público , queremos mais.

E temos Tom Hardy com um vilão complexo. Com decisões que poderiam ser quase totalmente justificadas racionalmente, quase se pode validar o interesse coletivo pelo seus argumentos. Quase. E aí temos o que esse ator consegue eclipsar o protagonista na primeira e segunda partes. Porque a terceira não dá para entender o que fizeram com o personagem. Mas, ainda, como público, queremos mais.

E temos a ursa! Ursos pardos são famosos por serem extremamente perigosos. E uma ursa(que poderia ser brasileira por não desistir jamais...Ou parente do Van Damme) mãe que estava de boa quando aparece um folgado no quintal dela. Eu votaria nela como vitima no juri popular. Que bela atuação dela inclusive. E sim, como público, queremos mais.

Só que aí podemos nos frustar em uma falta de objetividade. Temos a complexa relação entre índios e os homens brancos, por duas perspectivas, o preconceito e a relação pai e filho, o homem vs homem, homem vs a Natureza. Contudo, ele perde o toque que poderia torna-lo em um clássico. Porque o plot fica confuso e a condução se perde na terceira parte. Sim, temos ação e situações que vão remeter à vários filmes e ícones pops: Star Wars, Cavaleiro Solitário, Duro de Matar, Oliver Stone, Tim Burton/Guilherme Del Toro, Metal Gear e Wolverine. E filmes se faroeste! Mas claro, tudo isso em 1820 no selvagem Estados Unidos. E vamos ser francos: não foi a melhor atuação de DiCaprio. Mas Oscar não é um prêmio técnico, mas de uma academia que é política/econômica.

"Mas hey, então o filme é ruim?". Não, definitivamente não. Só não tenha um grandes expectativas sobre o mesmo.  Você vai ter quase o que você esperava.

Boa diversão e algumas reflexões. Ah, ia esquecendo: muito sangue e um momento bizarro na última cena.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)









2 comentários:

  1. Excelente análise, co-editor. Para mim, o filme pode ser resumido com uma palavra: visceral. É muito longo e violento, mas nada é injustificado. E no fim fiquei feliz pois pelo menos não apareceu um baterista escondido nos arbustos...kkk.

    ResponderExcluir
  2. HUhauha! Ainda que a última cena pode tirar essa certeza na versão do diretor! :P

    ResponderExcluir