Anúncio 1

Últimos Posts

Documentário da vez: Going Clear - Scientology and the Prison of Belief

"Help me help you"... Será mesmo??!!


Nota imdb: 8,2 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Going Clear: Scientology and the Prison of Belief
Ano de Lançamento: 2015
Diretor: Alex Gibney
Sinopse: Um relato sobre as origens e preceitos da Igreja da Cientologia.

Muito provavelmente você já tinha ouvido falar da Cientologia. Talvez seja porque alguns famosos de Hollywood, como Tom Cruise, professam essa religião. Mas tenho quase certeza de que você, assim como eu, nunca soube do que realmente se trata a Igreja da Cientologia e o que seus praticantes pregam e acreditam. Pois bem, esse documentário cai como uma luva para os interessados.

O diretor Alex Gibney, que aparece no documentário, conduz um estudo minucioso contando as origens de todas as crenças e ensinamentos da Cientologia, fazendo uso de entrevistas, arquivos de filmagens e depoimentos impressionantes. Temos não somente personalidades de Hollywood, como o diretor Paul Haggis, como também ex-membros da cúpula desta polêmica igreja.

Para quem não sabe, a Cientologia foi criada por L. Ron Hubbard em 1953 a partir de um livro seu chamado "Dianética – A Ciência Moderna da Saúde Mental". De maneira bem básica, a ideia é conduzir sessões de "auditoria" para reviver medos e problemas para se livrar deles através de uma máquina que consegue medir a "massa dos pensamentos". Com isso, o membro consegue atingir níveis de sabedoria superiores e ir sendo promovido no "ranking de esclarecimento" até atingir o nível mais alto e ter acesso à história da criação do nosso "sofrimento" que, resumidamente, seria isso:

1- Há 75 milhões de anos, o ditador intergaláctico lorde Xenu expulsou bilhões de seres que superpovoavam os planetas que ele controlava.

2- Os prisioneiros foram enviados à Terra a bordo de aviões e jogados, juntamente com bombas de hidrogênio, dentro de vulcões para serem exterminados.

3- As almas das vítimas (thetans) ficaram vagando pelo planeta e possuíram os primeiros Homo sapiens, causando sofrimento espiritual aos homens desde então.

Talvez o fato de Hubbard ter sido um proeminente escritor de ficção científica explique essa versão tão criativa. Se não bastasse você ter que pagar centenas de milhares de dólares (cada sessão de auditoria é paga) para ser digno desse "segredo", o documentário mostra claramente a metodologia de abuso, perseguição, escravidão e exploração que são aplicadas sobre os fiéis.

Mas aí você pode se perguntar: "Mas e porque alguns famosos como Tom Cruise e John Travolta falam maravilhas dessa religião?". Talvez sejam os dossiês montados a partir das sessões de auditorias com valiosos segredos ou então as mordomias oferecidas pela liderança da igreja para manter seus "garotos propaganda" felizes e fiéis.

Quero deixar claro que sou totalmente à favor da liberdade de crença e de culto religioso e respeito a decisão de cada um, mas também acredito que todos devem saber a verdade para tomarem a sua decisão de maneira correta. Desta forma, sugiro que assista este documentário antes de se decidir pela Cientologia. Também acho interessante para aqueles que, como eu, tinha curiosidade de saber mais sobre essa igreja que cresceu tanto nas últimas décadas. E para finalizar, vou puxar uma brasa pra minha fé e deixar dois versículos da Bíblia que achei bem relacionados com o tema do post e para servir de alerta aos que pensam em criar uma nova religião:

"Mas se alguém fizer tropeçar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe seria amarrar uma pedra de moinho no pescoço e se afogar nas profundezas do mar.

Ai do mundo, por causa das coisas que fazem tropeçar! É inevitável que tais coisas aconteçam, mas ai daquele por meio de quem elas acontecem!"

Mateus 18:6,7
Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário